Receita: Bombocado de Mandioca

Em celebração ao dia da Mandioca que aconteceu ontem, dia 22 de abril, e ao episódio bônus do podcast que foi lançado hoje, preparamos uma receita que leva a mandioca como ingrediente principal ✨.

O bombocado tem origem da miscigenação entre os portugueses, africanos e indígenas, sendo uma receita apreciada devido a harmonia entre os ingredientes como do coco com a mandioca. A mandioca, conhecida como “Rainha do Brasil 🇧🇷 ” pelas palavras de Câmara Cascudo, têm importância na construção da doçaria brasileira, isso porque é um ingrediente nativo, que pelas mãos das cozinheiras africanas, foi a solução para substituir a farinha de trigo na produção de bolos.

👑 Em 1889, essa receita era conhecida como “Bolo de mandioca mole” e foi servida nas bodas de prata da princesa Isabel com o conde dÈu, no Cassino Fluminense. No decorrer dos anos, migrou para outras regiões brasileiras com alteração na denominação, como bolo “mané pelado” e queijadinha.

Para deixar a receita ainda mais saborosa, experimente utilizar o coco fresco 🥥 para agregar umidade a massa.

🎧 Se quiser saber mais sobre a mandioca, aproveite para ouvir o último episódio do nosso podcast que está imperdível! (link na bio)
_
Por Larissa Lázari (@lalilazari) e Gabriela Rigote (@NutriGabiRigote)