Mais que nutrição: a influência da alimentação na saúde planetária

Você sabia que a alimentação tem influência não apenas na nossa saúde, mas também na saúde do planeta? 🌎

Qual a ligação entre má nutrição, obesidade e mudanças climáticas?

A nossa #alimentação faz parte de um sistema alimentar complexo. Para chegar ao nosso prato, o alimento passa por um longo caminho desde a sua produção, passando pelo processamento, distribuição e comercialização, quando é finalmente preparado, consumido e descartado.

Porém, essa cadeia, da maneira que é operada atualmente, apresenta alguns problemas que afetam a nossa saúde e a saúde planetária.

Apesar da produção alimentar estar em crescimento e ter desempenhado um papel fundamental para diminuir a fome desde a globalização, a má nutrição ainda é um problema mundial. Além disso, a obesidade também segue aumentando, porque o sistema alimentar atual não é capaz de fornecer dietas saudáveis para todas as pessoas.

Isso se explica, em parte, pelo uso intensivo das terras agrícolas pelas commodities, cuja finalidade é, principalmente, produção de alimentos ultraprocessados e de ração de gado. Além disso, o consumo excessivo de alimentos de origem animal não impacta negativamente apenas a nossa saúde: a pecuária utiliza 70% das áreas cultiváveis, acentuando o desmatamento, e é responsável por ⅓ das emissões de gases de efeito estufa globais.

Tudo isso forma o que chamamos de Sindemia Global de desnutrição, obesidade, e mudanças climáticas, que impactam na saúde da população e do planeta.

Mudanças como a diminuição do consumo de alimentos de origem animal e de ultraprocessados, a adoção de dietas baseadas em vegetais e a preferência por alimentos agroecológicos podem contribuir para uma maior sintonia entre dietas saudáveis e sistemas alimentares sustentáveis. 🌱

Post feito por Talita Lopes (@talita.cruz) e Poliana Espíndola (@nutripoliana)

#saúde#sustentabilidade#sistemasalimentares#agroecologia#sindemiaglobal

Referências:

https://alimentandopoliticas.org.br/wp-content/uploads/2019/08/idec-the_lancet-sumario_executivo-baixa.pdf

https://www.asbran.org.br/noticias/estrategias-alimentares-para-a-saude-planetaria

https://www.researchgate.net/publication/344306640_Dieta_de_Saude_Planetaria_do_EAT-Lancet_comparacao_com_o_consumo_alimentar_da_populacao_brasileira

https://idec.org.br/sistemasalimentares