fbpx

Você sabe qual é a importância da Segurança dos Alimentos?


A segurança dos alimentos refere-se à qualidade dos alimentos comercializados, ou seja, permite a ingestão segura e adequada de nutrientes, pensada desde a produção até o consumo, visando a saúde humana e também a sustentabilidade. É importante principalmente para o combate das doenças transmitidas por alimentos (DTA), que são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. Atualmente, no mundo, estima-se que uma em cada dez pessoas adoecem após consumir alimentos contaminados. No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas por bactérias (principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus).

A prevenção das doenças transmitidas por alimentos baseia-se no consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade da legislação vigente, higiene pessoal/alimentar e condições adequadas de saneamento.
Segundo o CONSEA, a Segurança Alimentar e Nutricional enquanto estratégia ou conjunto de ações, deve ser intersetorial e participativa e consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, tendo como base as práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Este dia é uma oportunidade para fortalecer os esforços para reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos e garantir que os alimentos que ingerimos sejam seguros e todos nós temos um papel a desempenhar, do campo à mesa, para garantir que os alimentos que consumimos sejam seguros e não causem danos à nossa saúde.

Referências:

http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos

https://www.rets.epsjv.fiocruz.br/noticias/seguranca-dos-alimentos-e-responsabilidade-de-todos

Por Mariana Lilli marianalillinutri) e Alana Kluczkovski (@alanaklucz)
#sustentarea #segurançadosalimentos #segurançaalimentar #nutricao #alimentacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
20 − 13 =