Brasil e suas regiões caracterísitcas no consumo alimentar (Capa Site)

Brasil e suas regiões: características no consumo alimentar

De qual região do Brasil você acompanha o Sustentarea? Qual o prato mais consumido por aí?


Sabemos que a cultura e os costumes variam de acordo com o território. E isso se aplica também à alimentação. O consumo alimentar no Brasil é bastante diverso, dependendo da localidade. Se analisarmos o gráfico da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2017/2018, podemos perceber essa variação na porcentagem da frequência do consumo de alguns alimentos.

A farinha de mandioca, por exemplo, bem como o açaí e o peixe, são muito mais presentes na alimentação na região norte do que no restante do Brasil. 🐟

Além do feijão verde, o milho tem grande destaque nas refeições do nordeste (haja vista o cuscuz e a canjica, delícias nordestinas que marcam presença na dieta da região). 🌽

A carne é bastante frequente no prato dos brasileiros, aparecendo com mais de 30% na frequência do consumo alimentar em todas as regiões, e apresenta um consumo ainda maior na região centro-oeste, onde a pecuária é uma atividade econômica de importante destaque.

O refrigerante, um alimento ultraprocessado, também aparece na mesa do brasileiro, em quase todas as regiões, em especial no sudeste.

Falamos frequentemente em médias nacionais, mas devemos sempre considerar as especificidades das diferentes regiões brasileiras.

(Fonte: POF 2017/2018)

Gostou desse post? Deixa aqui nos comentários qual é a comida típica da sua região!

Por Poliana Espíndola (@nutripoliana) e Talita Cruz (@talilo.cruz)

#alimentaçãobrasileira#regiõesdobrasil#consumoalimentar#diversidadealimentar

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
15 × 5 =