3

Como os ODS podem contribuir para um sistema alimentar mais justo e sustentável?

Clique para ouvir esse post.

Você já parou para pensar de onde vêm os alimentos que comemos todos os dias?

Já imaginou que as nossas escolhas alimentares podem impactar o meio ambiente e, assim, afetar a vida de todos?

Isso acontece devido ao modo como os alimentos são produzidos e chegam às nossas mesas.

O Brasil é um grande produtor de alimentos e a agropecuária é uma das principais atividades econômicas do nosso país.

Mas quais são esses alimentos e o modo como são produzidos não é nada sustentável.

Vamos considerar a carne vermelha, por exemplo. Você já se perguntou como ela é normalmente produzida?

Normalmente, há a queimada e o desmatamento de uma grande quantidade de terra que irá virar pasto.

Só aí já podemos ter uma noção de que isso prejudica, e muito, o meio ambiente, afinal há a perda da fauna e flora da região que foi desmatada.

As queimadas e o desmatamento são feitos para dar lugar ao pasto. Atualmente, o principal bioma brasileiro que sofre com as queimadas é a Amazônia.

Isso sem contar que essa queimada libera gases de efeito estufa na atmosfera.

E não para por aí!

A própria digestão desses ruminantes (vacas e bois) libera metano, um gás também causador do efeito estufa.

E a nossa agricultura? É mais sustentável?

Em geral, a forma como estamos praticando não é!

Isso porque no Brasil há predomínio das monoculturas, que também utilizam grande quantidade de solo e de água e, em grande parte das vezes, agrotóxicos.

Boa parte desse alimento nem vai para a mesa das pessoas, pois vira alimento para o gado e outra parte é exportada.

Afinal, o que podemos fazer para melhorar esse panorama?

Uma forma de pensarmos em um sistema alimentar mais sustentável é por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, conhecidos como ODS.

Os ODS foram criados em 2015 e têm como meta o desenvolvimento de um mundo mais justo e sustentável para todas e todos.

Mas se engana quem pensa que essa discussão é recente. Na verdade, há pelo menos cinquenta anos discute-se a preservação do meio ambiente, e a forma como produzimos e comemos esses alimentos são peças fundamentais nessa luta.

Um dos ODS é especialmente dedicado à temática da alimentação e sustentabilidade, mas todos os ODS estão de certa forma relacionados entre si.

Vamos novamente pensar em como o nosso sistema alimentar atual é insustentável.

Isso afeta o cumprimento de vários ODS:

a saúde humana
a vida na água
a biodiversidade
contribui para as mudanças climáticas em curso

Por sua vez, isso impacta a vida de todos, direta ou indiretamente, contribuindo para

aumento da pobreza

e afetando principalmente minorias, como

como mulheres
pessoas em situação de vulnerabilidade social

E, se há pobreza e desigualdade, não pode haver um crescimento econômico pleno e justo

Deu para perceber que a forma como nos alimentamos impacta o mundo todo, não é mesmo?

Por isso é essencial refletirmos sobre as nossas escolhas, pois não seremos os únicos afetados por elas.

E isso só será alcançado por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e pela luta de um mundo mais justo e digno para todos os humanos, animais e seres que habitam o planeta Terra.

Quer fazer parte dessa mudança no sistema alimentar?

Convido você a participar do curso

Multiplica ODS – Conectando Sistemas Alimentares aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, organizado pelo Sustentarea.

Será uma oportunidade incrível para entender a conexão entre os ODS e a forma como produzimos e consumimos comida, além de entender como podemos implantar ações alinhadas com as metas da Agenda 2030 e sermos protagonistas nessa mudança tão necessária para nosso Sistema Alimentar.

Vem com a gente!

Esse post foi escrito por mim,

Alisson Machado, mentor do Sustentarea

nutricionista, mestre e doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Nefrologia da Faculdade de Medicina da USP.

Trabalho principalmente com os temas: nutrição, dieta, doença renal crônica, saúde pública e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *