Slide4

Sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no curso de versão da FSP

Através do interesse e de esforços mútuos de dois coletivos sediados na Faculdade de Saúde Pública da USP: o NACE Sustentarea e da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis, o curso de verão recebeu o tema:

Ouça esse Post pela voz de Ana Garbin, Membra do Sustentarea
Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis (SASS)
O SASS 2022 aconteceu de forma virtual e contou com participantes do Brasil todo e de diferentes áreas de formação.

Foram 5 dias (07/02 – 11/02) onde os desafios e ações necessárias para a transformação dos Sistemas Alimentares permearam as discussões, sempre refletindo sobre:

o respeito aos  os limites planetários,

a promoção da saúde através de uma alimentação saudável e que suportem a sustentabilidade em todas as suas dimensões.

No início do curso, os participantes foram convidados a pensarem – individualmente – em uma palavra que representasse SISTEMAS ALIMENTARES. A partir daí formou-se a seguinte nuvem de palavras

Após essa reflexão demos início às palestras:

  • A professora Aline Martins de Carvalho propôs uma reflexão teórica ao pensamento sistêmico e complexo e aos modelos conceituais sobre sistemas alimentares.
  • Com a professora Patrícia Jaime discutimos sobre os sistemas alimentares através da perspectiva dos direitos humanos e da segurança alimentar e nutricional (SAN), os modelos e componentes dos sistemas alimentares e a sindemia global de desnutrição, obesidade e mudanças climáticas.
  • A professora Thais Mauad e o professor Ricardo Abramovay falaram sobre os impactos da agropecuária sobre a agenda da sustentabilidade e o impacto das tecnologias sociais e outros modelos sociais de abastecimento de alimentos relacionados a potencialidade e aos limites do abastecimento populacional.
  • Recebemos o professor Walter Belik que tratou das dinâmicas e estruturas que determinam o abastecimento e distribuição de alimentos no Brasil, frente aos seus desafios atuais. Falamos  sobre a comercialização, as relações com desigualdades e iniquidades de acesso e como deve ser feita a transição para sistemas alimentares mais justos.
  • A professora Camila Borges trouxe um olhar sobre o ambiente alimentar, tratando de suas definições atuais, características e potencial norteador de políticas públicas.
  • Com o professor Carlos Monteiro e a professora Tereza Campello os temas foram mudanças no padrão alimentar do brasileiro e o aumento no consumo de ultraprocessados, os fatores que explicam a volta da insegurança alimentar e nutricional no país e os indicadores que mostram  a permanência dessa situação e as respostas públicas para o enfrentamento da dupla carga de má nutrição e promoção da alimentação adequada e saudável.

Fechamos o curso com chave de ouro

  • Contamos com palestras da doutora Ana Paula Bertoletto que trouxe os caminhos para quebrar a inércia política e promover mudanças nos sistemas alimentares e na sindemia global, e foram apresentados os conceitos de advocacy e exemplos de participação social no Brasil e no mundo.
  • O mestrando Nilton Stanguini trouxe um olhar sobre a resistência ao cenário da fome nas favelas em tempos de pandemia, com destaque para o Movimento Fazendinhando.

E não parou por aí!

Tivemos diversos momentos de rodas de conversas, nas quais diversos pontos de extrema relevância foram abordados e discutidos.

Foram propostas atividades em grupos que levantaram outras discussões entre os participantes e os palestrantes.

Para encerrar, foi proposto que os participantes pensassem novamente em uma palavra que definisse SISTEMAS ALIMENTARES. Com isso, uma nova nuvem de palavras se formou e pudemos comparar as mudanças entre as nuvens do primeiro e do último dia.

O curso me proporcionou ampliar o olhar sobre os sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, suas interfaces, processos, atributos, entraves.
Estudar os processos a luz do conhecimento científico e a conjuntura política nacional e internacional foi enriquecedor. Tive a satisfação nessa semana de estar em contato com os maiores pesquisadores na área de políticas publicas, saúde coletiva, alimentação e nutrição do país, e refletir as dimensões dos SASS e de sua complexidade, caminhos e desafios. Foi motivante com muitas discussões atuais e pertinentes.

Janaina L. Dantas

Esse foi apenas um dos feedbacks que recebemos, mas já dá para perceber que o curso foi demais né?

Se você não pode participar, não se preocupe.

Acesse aqui o E-book com os resumos das palestras, falas dos palestrantes, indicações de leitura e muito mais.

Texto escrito por

Giovanna Garrido, aluna do 7o semestre de nutrição pela FMU, presidente-fundadora de Liga Acadêmica de Nutrição Materna e Infantil – FMU, membra do GEIAS-USP e do NACE-SUSTENTAREA. Giovana foi monitora do SASS-2022 e responsável pela elaboração do e-book.

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
7 × 1 =