_Dia Mundial dos Oceanos 2022

08 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos

Dia 08 de Junho foi celebrado o dia Mundial dos Oceanos! Conheça um pouco mais sobre a sua origem

Essa data comemorativa foi criada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas e é celebrada desde então em muitos países. Em 2008, a ONU oficializou a comemoração em seu calendário.

Esta data tem como principal objetivo relembrar a todos da importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no Planeta Terra.

Vale também ressaltar os inúmeros serviços ecossistêmicos que os oceanos proporcionam, como sua contribuição para o equilíbrio climático, como sumidouro de carbono e produtor de oxigênio, além de fornecedor de alimentos e matérias-primas.

E infelizmente, vemos na atualidade os impactos e ameaças que os Oceanos sofrem como, a poluição por resíduos, a destruição de habitats e o esgotamento da biodiversidade marinha.

Por este motivo, é importante a conscientização para implementação de medidas que os protejam. Esse ano, o tema proposto foi “Revitalização: ação coletiva para o oceano” com total foco em soluções.

Por isso, listamos iniciativas que você pode adotar no dia-a-dia para ajudar a biodiversidade marinha:

    • Use produtos com embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis.
    • Não jogue lixo no chão, e sempre que possível, o remova colocando-o em local apropriado.
    • Recicle o lixo e o descarte adequadamente.
    • Economize água e energia.
    • Escolha comprar de empresas que tenham projetos sustentáveis – Conscientize e mobilize a sua rede de contatos sobre o assunto

Ajude a Vida Marinha!!

Por Ingrid Watson (IngridWatson.Nutri)

Referências bibliográficas:

1- https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/06/dia mundial-dos-oceanos-por-que-se-celebra-o-8-de-junho https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-dos-oceanos/ https://news.un.org/pt/story/2022/06/1791572 h

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
1 × 2 =