capa

Sustentarea celebra seus 10 anos

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro o Sustentarea promoveu o

“Encontro Sustentarea: Construindo Sistemas Alimentares Justos, Saudáveis e Sustentáveis”

em comemoração aos seus 10 anos.

Durante as palestras ministradas os aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade foram relacionados a debates centrais como a fome, o desperdício de alimentos e os sistemas agroecológicos.

Através de quatro mesas de discussões, pesquisadores, acadêmicos e profissionais com experiência em organizações sociais versaram sobre seus conhecimentos e a importância de agirmos conscientemente quanto aos temas supracitados.

Ao final do evento, as coordenadoras do Sustentarea, Aline Martins de Carvalho e Dirce Marchioni, lançaram o livro “Sistemas Alimentares e alimentação sustentável” organizado por elas.

Clique na imagem para saber mais

No primeiro dia do evento também ocorreram visitas guiadas trazendo debates sobre

  • agricultura urbana,
  • sustentabilidade e
  • luta pelo acesso à terra.

Os participantes puderam visitar hortas na Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Medicina e no Centro de Práticas Esportivas da USP, além de conhecer o Armazém do Campo, empresa social revendedora de cooperativas de pequenos produtores.

Além disso, quem esteve presente pôde participar da feira com pequenos produtores, uma oficina sobre tapioca e massa de beijus para multiplicadores com Neide Rigo e uma oficina culinária aberta de Puba com a culinarista Evelym Landim.

O coffee-break foi produzido por membras do Sustentarea com produtos agroecológicos provenientes do Assentamento Bela Vista de Araraquara e teve por objetivo a utilização integral dos alimentos.

Os lanches incluíam opções vegetarianas e veganas como pão recheado com caponata do umbigo de bananeira, homus de beterraba, pão de beijo de mandioca com ora-pro-nóbis e bolo de casca de banana com castanha de baru.

O encontro contou com a presença de 160 pessoas na Faculdade de Saúde Pública e mais de 500 visualizações na transmissão ao vivo pelo YouTube. A gravação de todas as palestras será disponibilizada em breve.

Este texto foi feito por mim,

Letícia Atademos de Oliveira, naturóloga, membra do Sustentarea e  graduanda em Nutrição.

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
28 − 16 =