Cópia de Biodiversidade (Apresentação (169))

Apenas 1 a cada 100 pessoas consome alimentos biodiversos no Brasil

O Brasil é um país extremamente biodiverso, contando com milhares de espécies vegetais e animais.

Há um enorme potencial para que essas espécies possam ser utilizadas para a alimentação, mas pouco se sabe sobre o consumo de alimentos biodiversos em nível nacional.

Pensando nisso, pesquisadores de diversas universidades utilizaram os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares e técnicas de inteligência artificial para avaliar a ingestão de:

• plantas alimentícias não convencionais (PANC)
    • carnes de caça
    • cogumelos
Os autores do estudo observaram que só 1,3% da amostra consumiu alimentos biodiversos, ou seja, apenas 1 a cada 100 pessoas.

A ingestão desses alimentos é bastante desigual no país, estando associada a fatores socioeconômicos, culturais e regionais.

Para as PANC, o consumo foi maior nas áreas rurais, por mulheres, pessoas não-brancas e em lares que enfretavam a insegurança alimentar.

As carnes de caça foram mais consumidas por homens, indígenas ou de cor de pele negra e moradores de áreas rurais, sobretudo da Região Norte. A ingestão também foi maior por pessoas em insegurança alimentar

Por outro lado, o consumo de cogumelos foi maior nas áreas urbanas das Regiões Sul e Sudeste, por mulheres e pessoas com maior renda e escolaridade.

Referência:

Gomes SM, Chaves VM, Carvalho AM, Silva EB, Menezes Neto EJ, Moura GF, et al. Biodiversity is overlooked in the diets of different social groups in Brazil. Sci Rep. 2023;13(1):7509.

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *