1

Sindemia Global no contexto da COP: qual a relação possível?

Você sabia que obesidade, desnutrição e mudanças climáticas estão interligadas?

Esse é o conceito de Sindemia Global, que mostra como essas três crises se agravam mutuamente, afetando principalmente mulheres, crianças e povos e comunidades tradicionais.

Já a COP é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, um encontro global anual para discussão de ações para combater as mudanças climáticas. A COP30, que será realizada este ano em Belém (PA), é uma oportunidade histórica para discutir justiça climática com foco nas populações mais vulneráveis e nos saberes dos territórios. Afinal, não há como falar em saúde e alimentação sem falar em clima, e vice-versa.

Pela primeira vez no Brasil, a COP30, sediada em uma cidade contemplada pela floresta amazônica, sai do eixo Rio-São Paulo e dá destaque e local de fala para as populações mais afetadas pelas mudanças climáticas, e também pela sindemia global.

Comments are closed.