No menu de hoje vamos conhecer a história de uma família de produtores de mandioca e a influência desse alimento na vida deles. Vamos desvendar diferentes tipos e usos da mandioca, esclarecer dúvidas sobre sua relação com o glúten e descobrir como esse tubérculo tem impacto na Saúde Ambiental. Além disso, preparem papel e caneta para anotar uma receita maravilhosa de Pão de Beijo e desvendar segredos de preparo da mandioca com um chef pra lá de experiente com esse ingrediente!

Receita do dia!
Pão de Beijo*

Ingredientes:
2 xíc. de aipim cozido e já amassado
1/2 xíc. de óleo vegetal (girassol, soja, milho etc.)
1 ½ xíc. de polvilho doce
½ xíc. e 2 col. sopa de polvilho azedo
Sal a gosto

Modo de Preparo: Bata no liquidificador o aipim cozido (cozido em água) até virar um creme. Se desejar temperar o aipim, adicione temperos a gosto (cebola, alho, cheiro-verde, por exemplo). Vire o creme em um vasilha e acrescente os demais ingredientes aos poucos, mexendo com uma colher até que fiquem incorporados. Depois continue a mistura com a mão. A textura esperada é macia, cremosa, que não fique sem grudando na mão e nem fique muito seca. Enrole as bolinhas e coloque na forma com espaço para não grudarem. Leve para assar em forno pré-aquecido, 180ºC (médio) por 20-30 min.

Para colorir a massa, use folhas de Chaya (PANC), folhas de brócolis, couve-flor, couve, espinafre, beterraba, cenoura, cúrcuma, abóbora, tomate etc.

*Pão de beijo é parecido com um pão de queijo, porém sem o queijo.

Dúvidas? Entre em contato conosco pelo sustentarea@usp.br | @sustentarea (Facebook e Instagram


Ficha Técnica

Convidados: Eulália Oliveira, Nadine Marques, Jennifer Tanaka, Regina Tchelly e Rodrigo Oliveira

Equipe: Aline M. de Carvalho, Dirce M. L Marchioni, Nadine Marques Nunes Galbes, Daniela Vianna, Raquel de Andrade Cardoso Santiago, Ana Lúcia Romito, Beatriz Martins e Pâmela di Christine F. de Oliveira

Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) Apoio técnico: Fernando Kuraiem

Apoio técnico: EcoSapiens Comunição e Fernando Kuraiem