O curso

Este curso apresenta e convida a refletir sobre os principais debates globais acerca dos sistemas alimentares contemporâneos, com ênfase em sustentabilidade, crise climática e particularidades do contexto brasileiro. Além das discussões teóricas facilitadas por professores e pesquisadores da USP com experiência internacional e de diferentes áreas do conhecimento, os alunos terão a oportunidade de participar de uma experiência prática em comunicação científica multiplataforma junto aos diferentes grupos de trabalho do núcleo Sustentarea USP, que desde 2012 se dedica à promoção de uma alimentação sustentável fundamentada em evidências científicas. O curso combina teoria e prática para capacitar os alunos a se tornarem agentes de mudança no campo dos sistemas alimentares sustentáveis em seus próprios territórios.




Atividades práticas 

Um curso presencial de uma semana na Faculdade de Saúde Pública da USP, com experiência no estúdio audiovisual da FSP, Laboratório Cozinha Didática e salas da FSP/USP.

Cronograma das aulas

Clique nas opções abaixo e saiba mais sobre o que vai acontecer em cada dia do curso

Neste encontro, caminharemos pelos diferentes paradigmas que permeiaram as ciências – em especial a ciência da Nutrição – ao longo do tempo, buscando compreender e situar o holismo enquanto paradigma que aflora e se consolida nesta disciplina científica, ao mesmo tempo em que é marca fundamental de conceitos como o de Saúde Planetária e de compromissos globais como a agenda 2030. 

Neste encontro, serão apresentados os conceitos de sistemas alimentares e quais os tipos temos no Brasil. Será feita uma atividade prática de integração e discussão sobre o que foi apresentado

 Neste encontro, debateremos a sindemia global no contexto brasileiro e seus impactos na população geral, especialmente em crianças menores de cinco anos. Os participantes terão a oportunidade de conhecer como o podcast Comida que Sustenta faz a disseminação de conhecimentos, como a sindemia global. Serão debatidos a criação de roteiros, gravação e edição de vídeos e áudios, além de visitar o estúdio profissional usado para gravação dos episódios.

Neste encontro, discutiremos as desigualdades e a diversidade que permeiam os sistemas alimentares brasileiros. Apresentaremos o conceito de Justiça Alimentar, que norteará a discussão sobre os desafios, perspectivas e oportunidades futuros, em direção à transformação social. 

A vivência prática será dedicada a explorar ferramentas e estratégias de busca em fontes e bases científicas confiáveis, assimilação e síntese da informação, e tradução em conteúdos mais acessíveis para o público em geral.

As múltiplas vivências serão dedicadas para pensarmos o cultivar, cozinhar e comer como prática de enfrentamento à crise climática. A proposta incluirá experiência sensorial para promover relações entre humanos, e humanos e não-humanos, com reflexões sobre sazonalidade, biodiversidade, brasilidade, circuitos curtos, modos de produção e consumo de menor impacto ambiental.

Quem somos nós

PROFESSORAS

Aline Martins de Carvalho

Nutricionista, Mestre e Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Pós-doutora em Alimentação e Sustentabilidade pela University of Michigan (Estados Unidos). Professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública.

Jennifer Tanaka

Nutricionista (FSP/USP). Mestre e Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ).

Mariana Ueta

Socióloga, Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Atua na área de tecnologias alimentares emergentes e sustentabilidade, com foco em agricultura celular na Universidade Wageningen (Holanda).

Nadine Marques

Nutricionista pela (FSP/USP), especialista em Psicobiologia e Exercício pela Unifesp, mestra em Nutrição em Saúde Pública e doutora em Saúde Pública, com enfoque no nexo Nutrição – Sustentabilidade, pela FSP/USP. Co-lidera o grupo que produz o “Comida que Sustenta”, podcast do Sustentarea. Atua como pesquisadora assistente na Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da FSP/USP.

LÍDERES

Giovanna Garrido

Nutricionista. Mestranda em Nutrição em São Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) com o tema de consumo alimentar e sindemia global. Atualmente é membra do Grupo de Estudos Epidemiológicos e Inovação em Alimentação e Saúde (GEIAS) da Faculdade de Saúde Pública / USP e membra do Sustentarea.

Laís Dias

Nutricionista especializada em Nutrição em Saúde Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Atualmente é mestranda na Faculdade de Saúde Pública da USP com o tema de sistemas alimentares e sindemia global e mentora do grupo que produz o “Comida que Sustenta”, podcast do Núcleo de Pesquisa e Extensão Sustentarea.

TUTORES

Beatrice Porta

Nutricionista pelo Mackenzie e mestranda em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP).  Estuda os impactos ambientais das compras da alimentação escolar nos sistemas alimentares.

Cecília Klapka

Nutricionista pela UFJF. Atualmente, mestranda em Nutrição e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP com a temática de sindemia global em crianças menores de cinco anos. Além disso, mentora do grupo de Comunicação Científica do Núcleo de Pesquisa e Extensão Sustentarea.

Henrique Saldanha Melo

Nutricionista pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense e mestre em Ciências Cardiovasculares pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, doutorando em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Flavia Schwartzman

Nutricionista, com graduação em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Doutora em Ciências pela FSP/USP, com Pós-Doutorado pela FSP/USP. Atualmente, é consultora da FIAN Brasil. Tem experiência nos campos da alimentação e nutrição em saúde pública.

André Aparecido Medeiros

Doutorando em Ciências pelo Programa de Saúde Pública (FSP/USP), mestre em Comunicação (Unesp) e MArt em Estudos Internacionais de Paz, Conflitos e Desenvolvimento (Iudesp/UJI)

SUPORTE E TUTORES VIRTUAIS

Alice Medeiros

Bacharela em Ciências Biológicas (UFRN). Mentora do Sustentarea/USP, pesquisando a mandioca na alimentação brasileira. Mestranda em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE) e pesquisadora da rede RESICLIMA, com foco na influência da política sobre a percepção de risco das mudanças climáticas no contexto brasileiro.

Débora Bós e Silva

Advogada e Pesquisadora, Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mestra em Direito (UCS), Especialista em Administração Pública Municipal (UFCG), em Direito Processual (PUC/MG) e em Relações Internacionais (Damásio). Líder do Multiplica ODS (Sustentarea/USP) e Líder Climática (The Climate Reality Brasil).

Estela Barici

Estudante do último termo de Nutrição na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com período de intercâmbio na Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Experiência em grupos de estudo voltados a Sistemas Alimentares Sustentáveis e ações para evitar o Desperdício Alimentar na cidade de Santos. Faz parte do Sustentarea como membro do Multiplica ODS.