O Projeto

O USP Sustentabilidade é um projeto que reúne institutos para a iniciativa interdisciplinar de desenvolver e promover ações ecológicas em formato de laboratório aberto e experimental localizado no Centro de Práticas Esportivas (CEPEUSP). 

 

Oficinas Culinárias

Entre as atividades de promoção de sustentabilidade, tem-se a parceria com o Sustentarea, que realiza oficinas culinárias com o objetivo de propor autonomia alimentar, incentivar preparações baseadas em alimentos in natura e transmitir conhecimento acerca de técnicas culinárias, variações de preparo e valor nutricional.

A ideia deste projeto é sobretudo resgatar a importância do ato de cozinhar e fazê-lo em concordância com a nossa saúde e a do planeta.

Oficina culinária | 18/03

Recepção aos calouros
com PANC

A nossa primeira oficina foi sobre PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e aconteceu dia 18/03. Recepcionamos os calouros da faculdade juntamente com a equipe da LAVeg (Liga Acadêmica de Vegetarianismo).

Na oficina apresentamos nossos projetos e discutimos sobre o tema das PANC com demonstração de receita de bolinho de arroz com ora-pro-nóbis assado e molho pesto de capuchinha vegano. Também presenteamos os participantes com um blend de chá feito por nós com ervas colhidas e secas na Horta da Faculdade de Medicina da USP.

Oficina culinária | 28/04

Leguminosas

A segunda oficina que realizamos, do dia 28/04, teve o tema de Leguminosas. Convidamos a LAVeg para participar conosco e introduzirmos o tema de modo a abordar e discutir com os participantes o quê as leguminosas tem a ver com sustentabilidade, aspectos nutricionais e como ela pode estar atrelada com a redução do consumo de carne.

O material-base para a realização da oficina você encontra aqui:

As receitas que demonstramos e servimos foi hambúrguer de lentilha e brownie de feijão preto. Foi um sucesso!

Localização

As oficinas são realizadas mensalmente no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) e conta com introdução teórica sobre o tema, demonstração de receitas e roda de debate.