O Projeto

O USP Sustentabilidade é um projeto que faz parte do Programa de Práticas Integradas Sustentáveis no Campus da Cidade Universitária – Butantã e que reúne institutos em um espaço aberto e inclusivo para a iniciativa interdisciplinar de desenvolver e promover ações ecológicas em formato de laboratório aberto e experimental localizado no Centro de Práticas Esportivas (CEPEUSP).

A ideia é que as experiências envolvam soluções de baixo custo, low-tech, que utilize de recursos e habilidades locais e que não gere resíduos desnecessários. 

20220318_155534

as principais

Propostas & Projetos

Cultivo agroecológico da Horta

Tem por objetivo o acesso a alimentos frescos, biodiversos e o estímulo à educação ambiental e é instalada junto com a composteira e irrigada com água pluvial

Paredes e telhados vegetados

Além da gestão de água pluvial, mitigam ilhas de calor, controlam a qualidade do ar e servem como isolantes térmicos na edificação

Jardins de chuva

Contam com dispositivos que promovem a melhoria da qualidade das águas pluviais, o sequestro de carbono e recuperação do solo

Energia solar

O espaço conta com painéis fotovoltaicos que captam energia da luz solar e que poderá ser usada no espaço

Meliponário

Com abelhas nativas sem ferrão, o que contribuí com a polinização das plantas da horta e a difusão da importância das abelhas para a manutenção da biodiversidade

Oficinas culinárias

Atividades desenvolvidas pelo Sustentarea com o propósito de promover alimentação saudável e sustentável

Oficinas Culinárias

Entre as atividades de promoção de sustentabilidade, tem-se a parceria com o Sustentarea, que realiza oficinas culinárias com o objetivo de propor autonomia alimentar, incentivar preparações baseadas em alimentos in natura e compartilhar conhecimento acerca de técnicas culinárias, variações de preparo e valor nutricional.

cropped-sustentarea_logo-full-transparent-1.png

A ideia deste projeto é sobretudo resgatar a importância do ato de cozinhar e fazê-lo em concordância com a nossa saúde e a do planeta.

Oficina culinária | 18/03

Recepção aos calouros
com PANC

plantas (2)

A nossa primeira oficina foi sobre PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e aconteceu dia 18/03. Recepcionamos os calouros da faculdade juntamente com a equipe da LAVeg (Liga Acadêmica de Vegetarianismo).

Na oficina apresentamos nossos projetos e discutimos sobre o tema das PANC com demonstração de receita de bolinho de arroz com ora-pro-nóbis assado e molho pesto de capuchinha vegano. Também presenteamos os participantes com um blend de chá feito por nós com ervas colhidas e secas na Horta da Faculdade de Medicina da USP.

Oficina culinária | 28/04

Leguminosas

leguminosas

A segunda oficina que realizamos, do dia 28/04, teve o tema de Leguminosas. Convidamos a LAVeg para participar conosco e introduzirmos o tema de modo a abordar e discutir com os participantes o quê as leguminosas tem a ver com sustentabilidade, aspectos nutricionais e como ela pode estar atrelada com a redução do consumo de carne. As receitas que demonstramos e servimos foi hambúrguer de lentilha e brownie de feijão preto. Foi um sucesso!

O material-base para a realização da oficina você encontra aqui:

Oficina culinária | 15/05

Mel

mel

Em maio realizamos uma oficina culinária sobre o Mel. Contamos com a presença da doutoranda em Sustentabilidade da USP, Mayara Faleiros, para introduzir o tema sobre Meliponicultura e explicar diferenças entre os meles produzidos. Depois, demonstramos e servimos duas receitas: tomate confit com mel e biscoito de banana com mel!

O material-base para a realização da oficina você encontra aqui:

Oficina culinária | 23/06

Mandioca Junina

Elementos diversos (site)

A nossa oficina não ficou de fora do clima junino. Nesse mês, discutimos o tema Mandioca Junina, onde trouxemos a rainha do brasil pra roda da conversa e preparamos receitas juninas para demonstrar e para degustarem: bombocado de mandioca e paçoca – que muitos não sabem, mas que leva farinha de mandioca nas receitas tradicionais. Foi um sucesso! 

Para conferir o material-base, só clicar aqui:

Localização

As oficinas são realizadas mensalmente no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) e conta com introdução teórica sobre o tema, demonstração de receitas e roda de debate.