Saúde É Pública, o podcast da Faculdade de Saúde Pública da USP, encerra minissérie dedicada à saúde da mulher abordando a questão do acesso ao aborto legal no Brasil.

O episódio conta com a participação de Jefferson Drezett, obstetra e ginecologista e também professor do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP. Ele aborda desde questões jurídicas relacionada ao aborto, até cuidados de saúde e as dificuldades que muitas mulheres enfrentam para ter acesso a esse direito.

De acordo com o Mapa do Aborto Legal, formulado pela organização não-governamental Artigo 19, apenas 55% dos hospitais que oferecem serviço de aborto legal no Brasil atenderam na pandemia de COVID-19. Já um levantamento realizado pelo G1, com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrou que 40% das mulheres que realizaram o aborto previsto em lei, o fizeram fora de seu munícipio de origem entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022.

A deficiência no acesso tem impactos diretos na saúde das mulheres que, em muitos casos, acabam recorrendo a clínicas clandestinas e colocando a saúde em risco.

Saúde É Pública
Episódio 50: Aborto, corpos e direitos: uma discussão sobre acesso
Com Jefferson Drezett.

 

Podcast Saúde É Pública discute aborto legal no Brasil