CPaS-1 – Coletive de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde Pública

Parcelas

CESTO-PLATAFORMA. redes e tramas para a produção de conhecimentos plurais para a saúde

tags: descolonização, pluriepistemologia, formação, invenção, saberes situados

A construção (ou trama) deste Cesto de conhecimentos para o fim-do-mundo depende de uma equipe diversa distribuída em vários lugares do Brasil, com diversas disposições acadêmicas. Esta equipe vem conceituando e projetando com o objetivo de implementar tecnicamente uma plataforma transmídia: um site com diversas funcionalidades e uma biblioteca digital. O cesto-plataforma favorece diálogos interepistêmicos e compartilha os cuidados cosmopolíticos do projeto “Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo: gênero, fronteiras e agenciamentos pluriepistêmicos com a saúde coletiva”. 
 
O desenho desta plataforma é pensado a partir das relações e interações singulares entre as diversas parcelas e situacionalidades do projeto, desenvolvendo ferramentas específicas de visualização e aprimorando bibliotecas digitais. O cesto-plataforma instiga a busca de formas diversas de produzir conhecimento, a partir de imagens, narrativas, objetos, memórias, histórias de vida, além de difundir artigos, capítulos de livros, publicações e demais ações em âmbito universitário. 

A plataforma apresentará também as redes de produção do projeto, expondo e diferenciando linhas de relação e colaboração, apresentando diversas formas de conexão e relação entre as parcelas do projeto, lançando mão de desenhos e cartografias, com o objetivo de conectar pesquisadores, localidades e muito mais em uma perspectiva pluriepistêmica. 
 
O cesto-plataforma e a metodologia para construí-la reforça a relação entre tecnologia da informação e uma dimensão processual do projeto Cosmopolíticas do cuidado nos seus modos e saberes pluriepistemológicos, multisituados e colaborativos de construção do conhecimento na relação cruzada entre disciplinas (antropologia, saúde pública e artes) – e saberes exógenos ao regime disciplinar moderno. 

O conteúdo da plataforma e as diversas formas de conhecimento e registros produzidos serão desenvolvidos em pesquisas etnográficas multissituadas, e em encontros específicos para tal, o que entendemos como parte da metodologia do cesto (da trama do cesto), assim como nos Encontros de Saberes e Oficinas de Composição de Futuros. Os encontros têm por objetivo produzir e mapear diferentes linguagens, imagens, recursos, semióticas e cartografias – entendendo e respeitando os saberes produzidos em cada parcela, assim como os materiais pré-existentes ao projeto e que podem ser arquivados e indexados nesse cesto-plataforma. 

Equipe: Cristina T. Ribas (Bolsista Fapesp TT-5); Isabela Umbuzeiro Valent (UPE), Chico Caminatti (UNESP), José Miguel Nieto Olivar (USP), Michel dos Santos (doutorando, FSP/USP).

Demais parcelas Parcela 1 | Parcela 2 | Parcela 3 | Parcela 4 | Parcela 5 | Parcela 6

Voltar para a home do Cosmopolíticas do cuidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *