

Ambiente, Saúde e Sustentabilidade
O Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (ProASaS) tem por objetivo a produção de conhecimento e formação profissional stricto sensu com ênfase no pensamento crítico, que possibilite responder ações e soluções concretas da realidade na perspectiva da sustentabilidade socioambiental no aprimoramento de tecnologias e inovações e nos processos de gestão e intervenção voltados às áreas Ambiente, Saúde e Sustentabilidade.
Espera-se que o candidato traga demandas de seu universo profissional para seus estudos universitários, seja para sua instituição de origem ou para situações análogas, visando aprofundamento teórico, analítico e desenvolvimento de produtos técnicos-tecnológicos. O ProASaS é avaliado com conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Programa apresenta uma Área de Concentração: Ambiente, Saúde e Sustentabilidade
Produções do Programa
Lista de Disciplinas do Programa
Vídeo Institucional

Media error: Format(s) not supported or source(s) not found
Descarregar ficheiro: https://www.fsp.usp.br/pos/wp-content/uploads/2021/05/VideoInstitucionalMPROASAS-2021.mp4?_=1Linha de pesquisa 1: Estudos urbanos e regionais para a sustentabilidade
Tendo como foco o ambiente urbano, tem o objetivo de pesquisar e aplicar conhecimentos na perspectiva da sustentabilidade que permitam diagnosticar e contribuir para a gestão socioambiental, interpretando as cidades como ecossistemas de suporte à vida e território de transformação. São abordados:
– construção, implementação e avaliação de políticas, planejamento e gestão ambiental intersetorial, em esferas públicas e privadas.
– resiliência e sustentabilidade de cidades e territórios.
– ordenamento territorial, cooperação regional e desenvolvimento local.
– impactos climáticos em áreas urbanas e regionais e políticas públicas.
Linha de pesquisa 2: Gestão ambiental, de sistemas urbanos, e inovação na perspectiva da sustentabilidade
Tendo como foco o estudo de processos de implantação e gestão de sistemas urbanos, de infraestrutura e de saneamento que possam interferir nos indicadores de saúde e qualidade de vida da sociedade, a partir de experimentações e intervenções em ambientes reais. São abordados:
– processos de implantação e gestão de sistemas urbanos, de saneamento e de infraestrutura, que possam interferir em indicadores de saúde e qualidade de vida da sociedade.
– uso e qualidade dos compartimentos ambientais (água, ar e solo), da biota, vulnerabilidade e adaptação de sistemas e serviços de saneamento e de infraestrutura.
– intercorrências de mudanças globais e práticas sociais relacionadas a tecnologias socioambientais sustentáveis na interface ambiente-saúde.
– interações entre sistemas globais, naturais, sociais e humanos, para elaboração de novas soluções e políticas inovadoras.
– processos de reestruturação socioeconômica e tecnológica para o desenvolvimento urbano e regional.
– mudanças ambientais, vulnerabilidades e mudanças de práticas sociais para a sustentabilidade.
– dinâmicas de ocupação urbana no território.
– soluções baseadas na natureza em ambientes urbanos e regionais
Orientadores: Arlindo Philippi Jr.; Carlos Alberto Cioce Sampaio; Davi Noburo Nakano; Ednilson Viana; Eduardo Mario Mendiondo; Gabriela Marques Di Giulio; Gonçalo Santinha; João Vicente de Assunção; José Luiz Negrão Mucci; Leandro Luiz Giatti; Maria da Penha Vasconcellos; Marcelo Antunes Nolasco; Marcos Silveira Buckeridge, Paulo Cesar Xavier Pereira; Tadeu Fabricio Malheiros; Tercio Ambirizzi; Thiago Nogueira; Wanda Maria Risso Günther; Wanderley da Silva Paganini.
Orientadores:
Arlindo Philippi Junior  
Carlos Alberto Cioce Sampaio
Davi Noboru Nakano   
  
 
Ednilson Viana   
  
 
Eduardo Mario Mendiondo   
  
 
Gabriela Marques Di Giulio  
  ![]()
Gonçalo Alves de Sousa Santinha
José Luiz Negrão Mucci   
  ![]()
Leandro Luiz Giatti   
  ![]()
Marcelo Antunes Nolasco   
  
 
Marcos Silveira Buckeridge  
  
 
Maria da Penha Costa Vasconcellos  
  ![]()
Paulo Cesar Xavier Pereira  
  ![]()
Tadeu Fabricio Malheiros  
  ![]()
Tercio Ambirizzi
Thiago Nogueira
Wanda Maria Risso Günther  
  ![]()
Wanderley da Silva Paganini   
  ![]()
Orientadores seniores:
Processo seletivo 2025/2026:
Referências Bibliográficas – Primeira Fase
Roteiro par o Projeto de Pesquisa – Segunda fase
Resultado dos pedidos de isenção
Perfil do candidato para mestrado e doutorado em modalidade profissional
O Programa de Pós-graduação Profissional stricto sensu Ambiente, Saúde e Sustentabilidade tem o objetivo de formar mestres e doutores para as exigências do mundo atual, voltados para o desenvolvimento de produtos e processos visando ao desenvolvimento de tecnologias e inovações para as necessidades socioambientais.
Espera-se que o candidato traga demandas de seu universo profissional para seus estudos universitários, seja para sua instituição de origem ou para situações análogas, visando a seu aprofundamento teórico e analítico.
Em consonância com a Portaria Normativa No. 17, do Ministério da Educação, de 28 de dezembro de 2009, que dispõe sobre os programas de pós-graduação profissionais no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, volta-se para a capacitação de mestres e doutores profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público, e justifica-se pela necessidade de capacitação e treinamento de profissionais destinados a aumentar o potencial interno de geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos no processo produtivo de bens e serviços em consonância com a política industrial brasileira.
O mestrado e doutorado modalidade profissional tem como características:
Oferecido no período diurno com possibilidade de atividades em outros horários.
Não oferece em sua modalidade bolsa de estudos de agências como CAPES e CNPq. Espera-se que os profissionais vinculados ao mercado de trabalho sejam apoiados pela instituição de origem no desenvolvimento de sua pesquisa e seus produtos resultantes.
Solicita comprovante de liberação dos profissionais vinculados a instituições de origem.
Se estrutura por área de concentração, linhas de pesquisa, elenco de disciplinas, atividades complementares programadas e trabalho final – que deverão atender às necessidades de formação profissional.
Para além da dissertação de mestrado ou tese de doutorado (obrigatórias no ProASaS), é esperado que o candidato desenvolva um produto como resultado da investigação realizada. Este produto pode ser o desenvolvimento de um método, manual de operação técnica, plataforma, software, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, processos e técnicas, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipo para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, aplicativo digital, entre outros.
É importante lembrar que a pós-graduação profissional não equivale a um MBA ou a um programa de pós-graduação lato sensu, como os cursos de especialização, uma vez que atende às necessidades e requisitos de um programa de pós-graduação stricto sensu.
Normas
Formulário PTT (Produto Técnico Tecnológico)
Prorrogação Regulamentar – Deliberação CPG (2025)
Regimento da Pós-Graduação da USP (2018)
Regimento da Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública (2019)
Regimento da Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública (2013)
Regulamento do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (2023)
Regulamento do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (2019)
Regulamento do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (2014)
Auxílio financeiro
Bolsas
O Programa não dispõe de bolsas demanda social Capes/CNPq
A comissão coordenadora do programa (CCP) acompanha o conjunto de atividades realizadas no âmbito do programa.
Titulares:
Prof. Dr. Leandro Luiz Giatti – Coordenador
Prof. Dr. Thiago Nogueira – Vice-coordenador
Prof.ª Dr.ª Maria da Penha Vasconcellos
Prof.ª Dr.ª Wanda Maria Risso Günther
Suplentes:
Prof. Dr. Ednilson Viana
Prof.ª Dr.ª Gabriela Marques di Giulio
Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce
Prof. Dr. Tadeu Fabricio Malheiros
Mandato: 20/11/2024 a 19/11/2026
Discentes:
* Sem representação discente
Reuniões da CCP:
Cronograma de Reuniões da CCP de 2025
Contato
ppg.mproasas@usp.br