O Podcast Saúde É Pública, em seu 61º episódio, entra num universo fascinante e misterioso, com a planta Ayahuasca como protagonista. Muito além da dimensão cultural e espiritual, o uso da planta tem despertado cada vez mais interesse na ciência.

Para falar do tema, o convidado do programa é o professor Rafael Guimarães dos Santos, do Departamento de Neurociência do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), responsável pela publicação de um estudo clínico inédito sobre a Ayahuasca e o alcoolismo. Seu grupo de pesquisa é um dos mais atuantes nessa área e nos estudos de outras plantas psicoativas. Rafael já participou anteriormente do Saúde É Pública e trouxe aos ouvintes muitos esclarecimentos sobre os usos medicinais do canabidiol.

O grupo está recrutando voluntários para pesquisas com Ayahuasca envolvendo transtornos mentais como depressão e ansiedade, além das possíveis relações da planta com a cura do câncer. De acordo com o cientista, alguns artigos publicados identificaram relações entre o uso da ayahuasca e a diminuição do alcoolismo. Da mesma forma, tem sido verificada a redução do número de suicídio. Na entrevista ao Saúde É Pública, o professor explica as metodologias utilizadas e alguns dos resultados obtidos até o momento pela ciência nessa área.

“Ayahuasca” é uma junção de “Aya”, que significa “pessoa morta, alma espírito”, e “waska”, que se traduz como “corda, liana, cipó ou vinho”. Portanto, sua tradução para o português evoca a imagem de uma “corda dos mortos” ou “vinho dos mortos”, uma referência à combinação das folhas e ao lenho do cipó de duas plantas usadas na preparação da bebida.

As publicações científicas avançam em diversas frentes. Exemplo disso é o livro Visões Multidisciplinares da Ayahuasca, recém lançado pela editora Unicamp, que evidencia a variedade de pesquisas sobre a temática, que vão além dos componentes do chá milenar. 

O pesquisador da FMRP-USP avalia diversas questões, trazendo os potenciais medicinais e também os perigos envolvendo o uso da planta. 

Ouça a entrevista na íntegra em sua plataforma de áudio favorita. 

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

 

Saúde É Pública
Episódio 61:  A ayahuasca e seus potenciais terapêuticos
Com Rafael Guimarães dos Santos

Saúde É Pública debate os usos, riscos e potencialidade da Ayahuasca
Classificado como: