Em sua 4ª temporada, o Saúde É Pública, o podcast da FSP-USP, passará a exibir videocasts, com as tradicionais entrevistas agora nas plataformas de áudio e vídeo. Estreiam nesse novo formato o Prof. Sênior da FSP-USP Rodolfo Vilela e a Profa. Manoela Gomes Reis Lopes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O tema é saúde do trabalhador e eles trazem um caso emblemático: a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho contra a Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM).

Os entrevistados mostram como a segurança do trabalhador pode ser aprimorada a partir dos estudos e da metodologia que o grupo vem aplicando há diversos anos, chamada Laboratório de Mudança.

Trazida do estágio de pós-doutoramento do Prof. Rodolfo junto à Universidade de Helsinque, Finlândia, a metodologia pressupõe a participação dos diversos atores envolvidos e foi adaptada às condições socioculturais brasileiras.

As investigações do MPT mostram que entre 2009 e 2011 ocorreram 18 acidentes nas instalações da CPTM, sendo nove deles fatais. Toda a construção teórica da ação foi possível graças à metodologia desenvolvida pelo grupo de pesquisa coordenado pelo professor Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP.

Confira mais detalhes nessa matéria  e ouça a  entrevista na íntegra na sua plataforma de áudio favorita.

O Saúde É Pública está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

Saúde É Pública
Episódio 59: Saúde do Trabalhador: o caso da CPTM
Com Rodolfo Vilela e Manoela Lopes

Em novo formato, Saúde É Pública discute pesquisa em saúde do trabalhador que levou a uma ação civil pública contra a CPTM