A  |  A+ |  A-
Wanderley da Silva Paganini

2015 – Atual

Desempenho de sistemas de tratamento de efluente sanitário por leito de macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes: contribuições para o aprimoramento do uso e disseminação da tecnologia/ SISTREMAE

Descrição: O objetivo principal do projeto é realizar estudos experimentais para avaliar o desempenho de sistemas alagados construídos (?constructed wetlands?) na remoção de poluentes presentes em efluentes sanitários, com vistas a aprimorar e disseminar o uso desta ecotecnologia. Para tanto, foi construído um sistema piloto de tratamento de efluente sanitário através de zonas de raízes (macrófitas aquáticas emergentes) com fluxo subsuperficial em uma estação de tratamento de esgoto operada pela SABESP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Wanderley da Silva Paganini – Integrante / Roseli Frederigi Benassi – Coordenador.

2013 – Atual

Clima, ambiente urbano e qualidade de vida

Descrição: 2013/17665-5 Auxílio Pesquisa – Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais – Regular.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Wanderley da Silva Paganini – Coordenador / Gabriela Marques Di Giulio – Integrante.

2013 – Atual

PROJETO1 – Recursos complementares para apoio à pesquisa

Descrição: PROJETO 1 – COMPLEMENTAÇÃO Bolsa FAPESP ? Processo nº 2008/58818-0 Auxílio Pesquisa ? Regular. Considerando as dificuldades no gerenciamento adequado dos resíduos sólidos gerados em municípios de pequeno porte em todo o Brasil, alguns Estados vêm buscando soluções simplificadas e economicamente viáveis à realidade destes municípios, sendo que, no Estado de São Paulo, um programa de governo fomenta a implantação dos denominados Aterros em Valas para municípios que geram até dez toneladas por dia de resíduos domiciliares. Ressalta-se, porém, que estes sistemas simplificados não dispõem de dispositivos de controle ambiental, como sistemas de drenagem de gases e sistemas de drenagem e destinação dos efluentes líquidos percolados, e ainda de dispositivos de monitoramento das águas subterrâneas, sendo que as principais restrições à utilização destes aterros estão relacionadas à escolha de áreas adequadas com relação ao tipo de solo e profundidade dos aqüíferos subterrâneos. Desta forma, considerando os questionamentos técnicos relacionados à eventual contaminação ambiental causada por este tipo de sistema, o presente trabalho visa efetuar uma investigação quanto aos reais impactos ao solo e às águas subterrâneas ocasionados por aterro em valas em operação no estado de São Paulo. Para esta avaliação serão seguidos os Procedimentos para Gerenciamento de Áreas Contaminadas estabelecidos pela CETESB (2007), executando-se as etapas de investigação de forma criteriosa, em três aterros por valas do estado de São Paulo, situados nos municípios de Angatuba, Jaci e Luiz Antônio, os quais são considerados adequados quanto às suas condições locacionais, estruturais e operacionais, segundo o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos (CETESB, 2009). Espera-se que com este estudo se obtenha subsídios técnicos para uma avaliação crítica e verificação de possíveis efeitos deletérios à saúde pública, e da viabilidade ambiental dos aterros em valas, bem como, se necessário, sugerir melhorias de controle, de operação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Wanderley da Silva Paganini – Coordenador.
Financiador(es): Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo – Auxílio financeiro.

2013 – Atual

Utilização da Água de Chuva: Faculdade de Saúde Pública

Descrição: EDITAL 2013: Desenvolvimento da Sustentabilidade na USP.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Wanderley da Silva Paganini – Coordenador.
Financiador(es): Superintendência de Gestão Ambiental / USP – Auxílio financeiro.

2012 – Atual

Modos de Vida, Ambiente e Sustentabilidade

Descrição: Trata de sistemas sociais e sua relação com o ambiente e a saúde e formas de intervenção para redução de pressões que conduzam ao equilíbrio orgânico, emocional, psicológico e social. Tem como temas de estudo: uso da água, geração de resíduos, uso de energia, hábitos do cotidiano, gestão pública, emoções, políticas governança..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Wanderley da Silva Paganini – Coordenador.
Número de orientações: 1