A Fusão entre CIF e CIF para Crianças e Jovens

A implementação da fusão entre CIF e CIF-CJ[1]:

Histórico e proposta de resolução para a adoção pelo Conselho da rede da Família de Classificações Internacionais da OMS (WHO-FIC)

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ) foi aprovada pela OMS como uma classificação “derivada”, baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Como uma classificação derivada, ela inclui informações mais detalhadas sobre a aplicação do CIF ao documentar os aspectos relevantes do funcionamento e da saúde em crianças e jovens.

Como uma classificação derivada dentro da Família de Classificações Internacionais da OMS (WHO-FIC), a CIF-CJ deve obedecer aos seguintes princípios taxonômicos:

Compartilhar as mesmas propriedades com a classificação de referência, a CIF:

1. Estrutura de classificação hierárquica comum
  2. Princípios taxonômicos
  3. Qualificadores
  4. Conceitos comuns:
  5. Nomes idênticos dados aos conceitos
  6. Definições idênticas para os conceitos

iii. Terminologia idêntica

1. Modelo de informação (ontologia) idêntico – quando desenvolvido.
  • A CIF e a CIF-CJ são mantidas dentro da mesma família na WHO-FIC.
  • Assume-se que a CIF-CJ não contradiga ou se sobreponha à CIF como classificação de referência.
  • Essa visão permite construir um mecanismo de transição de dados consistente de longo prazo para acompanhar o que acontece com a funcionalidade na transição da infância para a vida adulta.
  • A CIF-CJ pode conter conceitos e parâmetros adicionais em relação à CIF,
    entretanto esses conceitos adicionais devem ser especificações maiores da
    estrutura e dos conceitos já existentes na classificação.

Esses princípios foram discutidos e aplicados durante a produção da CIF-CJ, de modo geral. Discussões adicionais ocorreram no Grupo de Referência para Funcionalidade e Incapacidade (FDRG). A fusão das duas foi recomendada pelo FDRG na reunião realizada em Madri (junho de 2010) e aprovada na Reunião Anual da Rede da Família de Classificações Internacionais da OMS, realizada em Toronto, em outubro de 2010.

Com base nos esclarecimentos acima mencionados para a CIF e para a CIF-CJ:

1. Os itens adicionais existentes na CIF-CJ serão incluídos na CIF durante o processo de sua atualização, sendo compartilhados e otimizando a CIF.
  2. A CIF e a CIF-CJ devem compartilhar uma ontologia comum (tal como o processo de revisão da CID) e de acordo com as ontologias compartilhadas em discussão na WHO-FIC. Nesse contexto, é necessário que os itens do CIF-CJ sejam adicionados à estrutura básica da CIF (foundation layer[2]). Assim a CIF-CJ será expressa como uma “linearização” da mesma estrutura básica.

A proposta de fusão da estrutura básica da CIF e da CIF-CJ terá implicações importantes não apenas para a classificação e sua manutenção, mas também para aumentar a cobertura e o uso da CIF na transição ao longo da vida.

No processo de atualização contínua, itens adicionais que estão atualmente listados na CIF-CJ, mas não na CIF, devem ser incluídos na estrutura básica da CIF. A CIF-CJ deve ser considerada como uma linearização da estrutura básica da CIF.

Isso facilitará a manutenção, tradução e impressão, assim como sua incorporação por aplicativos eletrônicos usados em saúde. Isso diminuirá a redundância do trabalho, evitando duplicação de esforços para a informatização e a vinculação com o SNOMED-CT e outras aplicações.

Nesse contexto, a seguinte resolução é proposta para aprovação pelo Conselho Consultivo do WHO-FIC:

Resolução proposta para aprovação pelo Conselho Consultivo do WHO-FIC

O plano para implementar a fusão inclui as seguintes etapas:

1. Os termos adicionais da CIF-CJ devem ser incluídos na CIF durante o processo de atualização ou incorporados na estrutura básica da CIF, em congruência com o modelo de informação.
  2. A CIF-CJ deve ser mantida como uma classificação derivada especial (como uma linearização da estrutura básica da CIF), compartilhando a estrutura básica comum. Portanto, não haverá atualizações da CIF-CJ separadas, mas um processo unificado para todas as atualizações da CIF. Outras linearizações relevantes podem também ser desenvolvidas no futuro, se houver um caso de uso específico.
  3. O Conselho Consultivo solicita aos comitês pertinentes (tais como o FDRG, FDC, ITC[3]) que trabalhem no modelo de informação e que apresentem um relatório ao Conselho.

[1] Tradução do documento disponível (em inglês) em: http://www.who.int/classifications/icf/ whoficresolution2012icfcy.pdf (N.T.).

[2] No texto original foundation layer, que pode ser entendido como fundamento, alicerce ou estrutura básica. Optamos por usar estrutura básica por achar mais adequado (N.T.).

[3] Comitês da Rede da Família da Classificações Internacionais da OMS (WHO-FIC): FDC = Family Development Committee – Comitê de desenvolvimento da Família; FDRG – Functioning and Disability Reference Group – Grupo de Referência para Funcionalidade e Incapacidade e ITC – Informatics and Terminology Committee – Comitê de Informática e Terminologia.