Aconteceu: Roda de Chá no V Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação

Dentro da semana de eventos do V Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação ocorreu a Roda de Chá.

Esta é uma atividade regular do CRNutri em conjunto com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que tem como objetivo discutir os princípios fitoterápicos das plantas. Acontece no jardim da Faculdade de Saúde Pública e é aberta ao público.

Dentro do evento da amamentação foi pensado no tema: “Minha avó já dizia: – É só um chazinho! Será?Mães e bebês podem tomar chás?” Pensando em muitos mitos e crenças trazidos de outras gerações para as mães de hoje.

Para a roda foram feitos chá de camomila e de maracujá com maçã. O chá de camomila pode ser utilizado na água do banho de bebês, seu efeito calmante relaxa e pode auxiliar no sono. Como há poucos estudos com chás e gestantes, o interessante é usar o chá das frutas, pois a temperatura e o cheiro agradável têm o efeito acolhedor e podem participar de um ritual de sono para ajudar durante a gestação e o puerpério. Assim, o chá da fruta do maracujá e maçã foi feito pensando nessas mulheres.

Importante lembrar que até o sexto mês de vida do bebê o leite materno é o único alimento que fornece todos os nutrientes necessários para o melhor desenvolvimento, não devemos oferecer nenhum outro tipo de líquido, como água, sucos e chás. As mulheres que amamentam podem fazer o uso de chá de plantas como a camomila, erva doce, erva cidreira, melissa, mas nunca como fitoterápicos.

Além disso, foi preparado um patê de beterraba e talos com gengibre, pensando no aproveitamento integral dos alimentos, bem como no estado nutricional, já que a beterraba é um alimento fonte de ferro, e o gengibre auxilia nos sintomas de náuseas e vômitos, muito comum nos primeiros meses de gestação.

As PICS realizaram atividade de alongamento corporal para o relaxamento e melhora da postura, principalmente em gestantes e puérperas, e entregaram um creme feito com óleo essencial de lavanda, que tem como principal indicação o uso como calmante.

Alongamento realizado pelas Residentes das PICS do CSEGPS.

As Rodas de Chá são abertas a todo o público e não é necessário realizar inscrição. Ocorrem toda última sexta-feira do mês das 8h30 às 10h da manhã, no jardim da FSP-USP perto da horta comunitária. A farmácia do Centro de Saúde é utilizada como ponto de encontro.