20anos

20 anos do ObservaSaúde

Acompanhe as atualizações dessa página. Siga-nos em nossas redes sociais!

Em 2023 comemora-se os vinte anos do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, o ObservaSaúde. Concebido por uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo,  Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo – CosemsSP formalizada por meio  de um Protocolo de Intenções (Protocolo de Intenções nº 0001 de 2003), o ObservaSaúde foi sediado na Fundação do Desenvolvimento Administrativo – Fundap até 2016, quando a Fundap foi extinta. A partir de então, o ObservaSaúde foi acolhido pelo Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP.

ObservaSaúde, desde seu início, apoia os diversos atores envolvidos na gestão do SUS da Região Metropolitana por meio da produção de estudos e análises com dados secundários, a promoção de eventos para a discussão crítica, a manutenção de um site de referência para a região, uma série de estudos sobre a Covid-19 e muitas outras atividades. Neste ano de 2023, estamos preparando três eventos para a comemoração dos 20 anos da criação do ObservaSaúde (anote na sua agenda). A ideia é fazer um balanço do desenvolvimento do SUS na Região Metropolitana nos últimos 20 anos, na perspectiva de cada um dos eixos temáticos do Observatório, e apontar novos possíveis caminhos.

Parte 1, Parte 2, Parte 3

Eventos comemorativos:

20 anos do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo: balanços e perspectivas*

Parte 1: Apresentação dos eixos temáticos Capacidade Instalada (Marilia Louvison e Osvaldo Donnini), Força de Trabalho (Arnaldo Sala e Clovis Bueno) e Financiamento e Gasto (José Alexandre e Neide Hasegawa) na perspectiva do aperfeiçoamento da regionalização

No dia 24 de outubro, na Faculdade de Saúde Pública da USP, aconteceu a primeira parte do evento comemorativo pelos 20 anos do ObservaSaúde. A mesa de abertura foi composta por Ana Estela Haddad,  Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde; por Márcio de Lúcio, Diretor do DRS1 da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; por Aparecida Pimenta, representando o CosemsSP; por Marilía Louvison, representando a Faculdade de Saúde Pública da USP e o Departamento de Política, Gestão e Saúde; por Álvaro Escrivão Jr, Secretário-Executivo do ObservaSaúde e representando a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Após a manifestação da mesa das instituidoras três dos eixos temáticos do ObservaSaúde fizeram suas contribuições,  adentrando o tema da comemoração 20 anos do ObservaSaúde e a evolução do SUS na Região Metropolitana.  Nesse primeiro de três eventos comemorativos, três dos eixos temáticos do ObservaSaúde fizeram suas apresentações, com base nos estudos realizados e em dados recentes.

Osvaldo Donnini e Marília Louvison apresentaram a evolução de uma série de indicadores do eixo Capacidade Instalada. Arnaldo Sala e Clovis Bueno de Azevedo analisaram dados de vínculos de trabalho do CNES na Região Metropolitana. José Alexandre Buso Weiler e Neide Miyako Hasegawa focaram no tema dos gastos e receitas dos municípios nos últimos 20 anos. 

As apresentações do evento podem ser encontradas no drive clicando aqui

Veja fotos do evento na galeria abaixo:

Legenda das fotos: na ordem, Ana Estela Haddad, a mesa de abertura do evento, Marcio de Lúcio, Aparecida Linhares (Cidinha), Marília Louvison e Álvaro Escrivão Jr, platéia, Osvaldo Donnini e Marília Louvison, Arnaldo Sala e Clovis Bueno, José Alexandre e Neide Hasegawa, Pedro Dimitrov e Rubens Moriya, platéia. Fotos por Eduardo Izumino.

Parte 2Apresentação dos eixos temáticos Condições de Vida e Saúde (Eliseu Waldman e Álvaro Escrivão Jr.)Participação e Controle Social (Cleide Lavieri Martins e Cláudia M. Bógus) e Gestão do Conhecimento (Marco Akerman e Pedro Dimitrov), na perspectiva da saúde na trama do local com o global. 

No dia 27 de novembro de 2023 o ObservaSaúde, com inestimável apoio do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP promoveu a segunda parte do evento de comemoração de seus  20 anos de existência e de luta pelo SUS.  A mesa de abertura foi composta por  Márcio de Lúcio, Diretor do DRS1 da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; por Ermínia Ciliberti, representando o Cosems SP; por Marilía Louvison, representando a Faculdade de Saúde Pública da USP e o Departamento de Política, Gestão e Saúde; por Álvaro Escrivão Jr, Secretário-Executivo do ObservaSaúde e representando a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Ana Estela Haddad,  Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde mandou uma saudação aos presentes.

O eixo temático Condições de Vida e Saúde abriu as apresentações com Álvaro Escrivão Jr, que também representou Eliseu Waldman que precisou se ausentar. O eixo decidiu pelo tema da cobertura vacinal e sua variação nos últimos anos para estimular a discussão sobre os múltiplos determinantes da saúde, a necessidade de políticas públicas contínuas, os impactos negativos do afrouxamento da vacinação e das notícias falsas ou imprecisas. Helena Sato, do CVE/SES e grande expertise no assunto, a convite do eixo fez uma exposição mostrando as informações disponíveis ao longo dos últimos anos. O professor sênior da FMUSP Moisés Goldbaum esteve encarregado de debater as apresentações. 

A seguir, Cleide Lavieri Martins apresentou os resultados da pesquisa, recém terminada, sobre a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde de municípios da RMSP. Juntamente com Cláudia Bogus, Cleide é coordenadora do eixo Participação e Controle do SUS e são ambas professoras do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP USP. Ermínia Ciliberti, do corpo técnico do Cosems SP foi a convidada para debater a pesquisa, da qual também participara, e apresentar sua experiência e reflexões no tema da participação popular. 

Os coordenadores do eixo Gestão do Conhecimento, Pedro Dimitrov e Marco Akerman, nas suas intervenções rememoraram e problematizaram as razões pelas quais o tema, apesar de ser amplamente reconhecido pela sua importância aparentemente não tem o apelo que deveria ter para as instituições do SUS e as repercussões para o próprio Observatório. O Secretário Adjunto do ObservaSaúde Rubens Moriya apresentou os painéis que ele desenvolveu para o site (aqui), que traz informações sobre Covid-19, sobre vínculos de trabalho e intermediação da força de trabalho, sobre financiamento e gasto em saúde e sobre internações, todos sobre o território da Região Metropolitana de São Paulo. Rubens também mostrou em primeira mão um painel versando sobre o desempenho dos municípios da RMSP em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tema do seu doutorado. 

Acesse as apresentações aqui (em breve)

Legenda das fotos, na ordem: Ermínia Ciliberti, Márcio de Lúcio, Álvaro Escrivão e Marília Louvison. Helena Sato. Moisés Goldbaum. Cleide Lavieri. Ermínia e Cleide. Marília. Marco Akerman e Pedro Dimitrov. Rubens Moriya. Álvaro. Participantes do evento. Fotos por Eduardo Izumino.

Parte 3: BartePapo com Saúde com Pedro Dimitrov, idealizador do Observatório. 

Dia 1 de dezembro, a partir das 19h, na sede da APSP Rua Cardeal Arcoverde, 1749 cj 78, São Paulo, SP.

BartePapo com Saúde na APSP, com Pedro Dimitrov

No terceiro e último evento de 2023 em comemoração aos 20 anos do ObservaSaúde tivemos um BartePapo com Saúde, na sede da Associação Paulista de Saúde Pública APSP, no último dia 1. Nesse BartePapo tivemos a fala do Dr. Pedro Dimitrov, médico sanitarista hoje aposentado que, entre vários outros trabalhos, foi responsável pela criação do ObservaSaúde. O evento foi gravado e uma versão em vídeo estará em disponível em breve. Não deixe de acompanhar nossa página com os eventos dos nossos 20 anos.

Para quem não conhece, o BartePapo com Saúde é uma reunião onde um ou mais convidados podem contar histórias e ‘causos’, invariavelmente versando sobre a luta pela Saúde Pública, e que se tornou um evento tradicional da APSP. Este foi o segundo BartePapo da APSP no período pós-pandemia.

No início dos anos 2000 o SUS ainda não era uma realidade nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, como hoje é, e o ObservaSaúde foi pensado em direção a um problema prático, que era a destinação de pacientes dos municípios vizinhos para hospitais e outros equipamentos da cidade de São Paulo. Ao lidar com essa questão, percebeu-se que não havia dados e informações de saúde organizados regionalmente, entre outras questões. Dr. Pedro conseguiu o apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e do Conselho de Secretários de Saúde de São Paulo Cosems SP e a assinatura do Protocolo de Intenções 001/2003 que instituiu formalmente o ObservaSaúde. Dr. Pedro foi Secretário-Executivo do ObservaSaúde até 2016, após concluir a mudança da sede da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo, do governo estadual) para o Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Na avaliação do Dr. Pedro o ObservaSaúde contribuiu para a construção do SUS na região, principalmente quando estava sediado na Fundap e teve recursos para a mobilização de gestores municipais em cursos, palestras e várias atividades de formação e capacitação, além de fornecer e publicar estudos sobre várias questões de saúde da região.

Assista ao vídeo do evento, abaixo: