Demografia RMSP

Painel Demográfico da Região Metropolitana de São Paulo por faixas etárias, sexo e raça/cor - 2010 e 2022

No painel a seguir pode-se observar as distribuições da população residente nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo por faixas etárias, sexo e cor/raça,  segundo os censos demográficos do IBGE de 2010 e de 2022. É possível fazer o download dos dados. 

Anteriormente o ObservaSaúde publicou um painel com os dados demográficos gerais (Painel Demográfico da Região Metropolitana de São Paulo – 1991 / 2022)

Movendo e pausando o mouse sobre os gráficos obtém-se os dados detalhados.

Pode-se observar que a tendência geral para os municípios, em relação à distribuição etária da população, é a de diminuição da população nas faixas mais jovens e a concentração nas faixas que correspondem a adultos e idosos. Essa distribuição difere bastante da de algumas décadas anteriores, quando a distribuição lembrava a de uma pirâmide, com concentração da população em crianças e jovens.  Pode-se perceber também, tomando os dados do censo de 2022 e para a RMSP como um todo que a distribuição por sexo mostra que a partir da faixa de 25 a 29 anos há uma inversão na proporção de homens e mulheres, com as mulheres tornando-se mais numerosas quanto maior a idade.

Também é perceptível que, de 2010 para 2022, há um aumento nas declarações de cor/raça de pardos e pretos e respectiva diminuição na declaração de raça/cor branca. Do mesmo modo, há queda nos que se declararam amarelos (de 355.560 para 331.794) e aumento na declaração de indígena (de 21.089 para 27.362, o que significa um aumento de 27,9%). Esses são apenas algumas das informações que podem ser extraídas.

Com a divulgação desses dados organizados para a Região Metropolitana de São Paulo o ObservaSaúde procura cumprir seu papel de apoiar a gestão do SUS na região, bem como as demais políticas públicas.

1 comentário em “Demografia RMSP”

  1. Social (Comportamento Demográfico)
    A galera mais jovem está diminuindo e tem bem mais gente adulta e idosa agora. Ou seja, o pessoal está vivendo mais e nascendo menos criança, então a sociedade vai ter que se acostumar com mais vovôs e vovós precisando de atenção, serviços e companhia.

    Econômico (Influências e Consequências)
    Menos jovens significa menos força de trabalho daqui a um tempo, e mais gente aposentada dependendo de benefícios e da saúde pública. O dinheiro do governo vai ter que ser muito bem pensado, porque cuidar dos idosos custa caro e muda até o perfil do consumo na região.

    Político (Expectativas e Ações Necessárias)
    Para dar conta desse cenário, os políticos vão precisar investir em saúde pra idosos e pensar melhor na previdência, além de incentivar a galera jovem a estudar e trabalhar pra manter a economia girando. Também pode valer a pena criar benefícios para quem quer ter filhos e melhorar os serviços pra todas as idades.

    Responder

Deixe um comentário

Solve : *
14 ⁄ 7 =