Curso de Difusão Revisão crítica de estudos comparativos avaliando medicamentos para doenças prioritárias em saúde pública
Professor Coordenador: Fredi Alexander Diaz Quijano
Oferecimento: 19/08/2021 a 23/10/2021
Quinta-feira – 18:00 às 20:00
Sábado – 10:00 às 13:00
Carga Horária: 40:00h
Forma: Distância
Público Alvo: Estudantes de curso de graduação da área da saúde, a partir do 3º semestre, com noções básicas de Epidemiologia.
Total de vagas oferecidas: 240
Critérios de Seleção: Ordem de inscrição até esgotar as vagas
Inscrição
Dia 04/08/2021 das 08:00 às 17:00
Inscrições encerradas.
Informações
Telefone: (11) 3061-7787
E-mail: cursos_eventos@fsp.usp.br
O curso será no formato virtual incluindo atividades síncronas (usando plataformas como Google Meet), tais como aulas e reuniões para solucionar dúvidas e discussões pertinentes síncronas, e assíncronas (com vídeo-aulas previamente gravadas e questionários avaliativos). Previsão de uma mediana de 5 horas semanais e carga horária total de 40h.
Conteúdo:
1. Pergunta PICO-D e hierarquia das evidências [1–3].
2. Desenhos de estudos, medidas de associação [2].
3. Conceitos de causalidade, erros sistemáticos e aleatórios [2,3].
4. Ensaios clínicos randomizados (generalidades, critérios de validade) [2–4].
5. Ferramenta ROB 2.0 para risco de viés de estudos clínicos randomizados [5].
6. Tipos de estudos observacionais [2,3].
7. Principais vieses em estudos observacionais [2,3,6].
8. Ferramenta ROBINS-I para risco de viés em estudos observacionais [7].
9. Ferramentas para controle de confusão [2,6].
10. Princípios dos métodos de inferência causal [6,8].
11. Revisão sistemática [9].
12. Prática sobre Rayyan [10].
13. Prática sobre extração de dados [9].
14. Interpretação de medidas de tamanho de efeito em pesquisas clínicas [11,12].
15. Meta-pesquisa e ciência aberta [13–16].
Bibliografia
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Foto da homepage: Marcos Santos / USP Imagens