A  |  A+ |  A-
Eliseu Alves Waldman

2012 – 2015 Efetividade da vacina conjugada contra o meningococo C em menores de dois anos

Descrição: Este projeto tem por objetivo estimar a efetividade da vacina anti-meningococo C conjugada entre menores de dois anos residentes no município de São Paulo e analisar o seu impacto na faixa etária vacinada e nos demais grupos etários. A efetividade será estimada mediante um estudo tipo caso-controle e o impacto por meio de análise descritiva. Espera-se que os resultados obtidos confrontados com a experiência internacional poderão oferecer subsídios para o aperfeiçoamento das estratégias de controle da doença meningocócica em nosso país. Este projeto será desenvolvido pela aluna de doutorado Mônica Tilli Reis Pessoa Conde para elaborar sua Tese de Doutorado junto ao programa de pós-graduação em saúde pública da FSP/USP. Este projeto está sendo desenvolvido com o apoio do Centro de Prevenção e Controle de Doenças da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do município de São Paulo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes: Eliseu Alves Waldman – Orientador / Mônica Tilli Reis Pessoa Conde – Responsável pela execução do projeto que será tema de seu doutorado. [Projeto Financiado pela Fapesp]

 

2015 – 2017 Doença meningocócica em áreas metropolitanas: características, tendências e seus determinantes

Descrição: Trata-se de estudo ecológico com um componente descritivo e outro analítico desenvolvido com os seguintes objetivo: i) Analisar a tendência e descrever comparativamente as principais características da doença meningocócica invasiva (DMI) nas capitais da Região Sudeste do país, de 1990 a 2014, assim como, investigar fatores sociodemográficos, econômicos e intervenções tecnológicas associadas às capitais com maior risco; ii) Analisar a tendência da DMI no município de São Paulo (MSP) de 1986 a 2014, e descrever as características relativos ao tempo, espaço, pessoa e ao agente, com foco especial no sorogrupo B, em fases endêmicas e epidêmicas, comparativamente aos demais sorogrupos; iii) Analisar o comportamento da DMI no MSP, no período de 1986 e 2014, com foco em diferenças entre os distritos e na identificação de micro áreas de alto risco, assim como, investigar fatores sociodemográficos, econômicos e intervenções tecnológicas associadas ao risco da DMI em seus distritos. Esta pesquisa está sendo desenvolvida de forma articulada com dois projetos com escopos semelhantes e com foco, respectivamente, na região Sul e Centro Oeste, os quais são objeto de Teses de duas alunas de doutorado orientadas pelo coordenador desta pesquisa.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Eliseu Alves Waldman – Coordenador / Mônica Tilli Reis Pessoa Conde – Integrante / Eliana Tiemi Masuda – Integrante / Ana Paula Sayuri Sato – Integrante / Rachel Maria Borelli Paradella Fernandes – Integrante / Jaqueline Costa Lima – Integrante / Karin Regina Luhm – Integrante/ Olga Akiko Takano – Integrante.

 

2013 – 2016 Impacto do novo esquema terapêutico no controle da tuberculose. Município de Santos (SP)

Descrição: O principal objetivo deste projeto é o de descrever os principais desfechos de tratamento (cura, retratamento pós-abandono e pós-cura, falha de tratamento e óbito) da tuberculose (TB) em período anterior (2008-2009) e posterior (2011-2012) a introdução do novo esquema terapêutico, assim como investigar fatores associados à cura pós-tratamento no município de Santos, São Paulo (SP). Trata-se de um estudo observacional longitudinal, abrangendo pacientes com tuberculose pulmonar (TBP), confirmados por critérios clínico-radiológicos ou bacteriológicos, com 15 anos ou mais de idade, residentes, diagnosticados e tratados no município de Santos (SP) no período de 2008 a 2012. As fontes de informação serão: Sistema de Vigilância da Tuberculose (TB) do Estado de São Paulo e Laboratório de micobactérias do Instituto Adolfo Lutz – IAL (Laboratório Central e Regional de Santos). Espera-se que com os resultados da presente pesquisa seja possível conhecer melhor o impacto do novo esquema terapêutico da TB introduzido no Brasil em 2010 nos desfechos de tratamento, assim como investigar se a introdução desse novo esquema mostrou-se associado à cura pós-tratamento, oferecendo, dessa forma, subsídios para o aprimoramento do tratamento da TB.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes: Eliseu Alves Waldman – Orientador / Lucilaine Ferrazoli – colaborador / Andréa Gobetti Vieira Coelho – colaborador/ Liliana Aparecida Zamarioli – colaborador / Rosângela Siqueira de Oliveira – colaboradora / Ana Carolina Chiou Nascimento – responsável pela execução do projeto que será tema de seu doutorado. [Projeto conta com apoio da Capes – Bolsa doutorado].

 

2013 – 2016 Tendência da Mortalidade e Preditores de Óbito por Tuberculose Pulmonar nos Períodos Pré e Pós Introdução do Novo Esquema Terapêutico. Santos (SP), 2008-2013.

Descrição: Analisar a influência da mudança do esquema terapêutico introduzido pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose na tendência da mortalidade por tuberculose pulmonar (TBP) no município de Santos (SP). Investigará também, no mesmo município, preditores de óbito por TBP, nos períodos pré e pós introdução do novo esquema terapêutico.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (2).

Integrantes: Eliseu Alves Waldman – Coordenador / Lucilaine Ferrazoli – Integrante / Andréa Gobetti Vieira Coelho – Integrante / Liliana Aparecida Zamarioli – Integrante / Ana Carolina Chiou Nascimento – Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa. Número de orientações: 2

 

2001 – 2016 Epidemiologia e patogênese da tuberculose em área da região metropolitana de São Paulo

Descrição: É um estudo de coorte incluindo 420 pacientes com tuberculose pulmonar, maiores de 13 anos, de ambos os sexos, residentes em área periférica do município de São Paulo confirmada por isolamento de M. tuberculosis. O estudo tem por objetivo compreender os fatores biológicos do M. tuberculosis e características epidemiológicas relacionadas à dinâmica de transmissão da TB causadas por cepas sensíveis ou resistentes às drogas incluídas nos esquemas terapêuticos propostos pelo Programa de Controle da Tuberculose. Pretende também gerar informações que possam auxiliar na identificação de grupos de maior risco que devam merecer atenção especial da proposta de terapia de curta duração diretamente observada.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado (1).

Integrantes: Lucilaine Ferrazoli – colaboradora / Maria Alice S Telles – colaboradora / Lee W Riley – colaborador estrangeiro / Patrícia Ferreira de Paula – colaboradora / Eliseu Alves Waldman – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Fogarty International Center, National Institutes of Health

 

2014 – 2017 Migração e Saúde: Tuberculose na comunidade de bolivianos do município de São Paulo. Implicações em políticas públicas e em estratégias de controle.

Descrição: Essa pesquisa terá os seguintes objetivos: i) Descrever as características demográficas e socioeconômicas da população de bolivianos residentes no município de São Paulo; iia) Analisar os procedimentos dos serviços de saúde que possam constituir algum tipo de discriminação positiva ou negativa a migrantes bolivianos e caracterizar os serviços que os atendem; iib) Revisar documentos legais existentes que protegem o direito a saúde dos imigrantes bolivianos e identificar as autoridades responsáveis pela sua implementação; iii) Descrever o histórico da migração e as características sociodemográficas dos bolivianos que iniciarem tratamento da TB no município de São Paulo; iv) Analisar as características e a tendência da TB entre migrantes bolivianos comparativamente ao de brasileiros, no município de São Paulo e por distrito de residência; v) investigar fatores associados a TB entre migrantes bolivianos; via) Analisar o potencial impacto da corrente migratória de bolivianos no padrão de transmissão da TB no MSP, verificando, por técnicas moleculares, a ocorrência da transmissão cruzada entre bolivianos e brasileiros e investigando fatores associados a transmissão cruzada; vib) Estabelecer redes de contatos com a finalidade de identificar as que possam propiciar a transmissão da TB entre indivíduos de ambas as comunidades. Trata-se de estudo transversal com um componente descritivo e outro analítico. A área de estudo é o MSP e a população de referência são os casos de TB registrados no MSP entre 2008 e 2015. A pesquisa utilizará dados secundários e primários, as fontes de dados variarão conforme o objetivo a ser alcançado. As fontes de dados serão: i) Fundação IBGE; ii) SINASC; iii) SINAN/TBWeb; iv) Instituto Adolfo Lutz; v) Questionários estruturados. A caracterização sociodemográfica e econômica dos bolivianos terá como base o Censo Demográfico de 2010, para investigar a existência de discriminação positiva ou negativa a migrantes bolivianos; analisaremos dados de questionários aplicados a gestores de serviços e bolivianos em tratamento de TB; a caracterização dos serviços de saúde que atendem migrantes bolivianos será feita com dados relativos a assistência pré-natal e ao parto obtidos no SINASC e com indicadores de acesso e de qualidade da atenção oferecida a pacientes em tratamento de TB; o histórico da migração e de TB na família será observado pela aplicação do questionário a pacientes em tratamento de TB; a investigação de transmissão cruzada da TB entre bolivianos e brasileiros se realizará por genotipagem das cepas isoladas em uma amostra de pacientes residentes em distritos do MSP com forte presença boliviana e, para a investigação de fatores associados utilizaremos a regressão logística múltipla; o estabelecimento de rede se fará pela investigação com contatos primários e secundários. Espera-se que o produto desta pesquisa subsidie, por um lado, políticas públicas intersetoriais voltadas a maior integração à sociedade brasileira das correntes migratórias que ingressam no país. Por outro lado, poderão ser oferecidas as informações necessárias a políticas públicas do setor saúde que promovam intervenções tais como screening para TB ativa ou latente em grupos que apresentem maior probabilidade de compor redes de maior transmissibilidade.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes: Eliseu Alves Waldman – Coordenador / Lucilaine Ferrazoli – colaboradora / Zilda Pereira da Silva – colaboradora/ Fernando Mussa Abujamra Aith – colaborador / Vera Simonsen – colaboradora / Rosângela Siqueira – colaboradora / Naomi Kawaoka Komatsu – colaboradora / Sumie Matai de Figueredo – colaboradora / Regina Rocha Gomes de Lemos – colaboradora / Cirene Silva – colaboradora / Julia Moreira Pescarini – Responsável pela execução de parte do projeto que será tema de seu doutorado. [Projeto conta com apoio do CNPq – Bolsa doutorado]

 

2014 – 2016 Qualidade dos registros informatizados de vacina no município de Curitiba e impacto na cobertura vacinal do município

Descrição: O projeto tem por objetivos principais: i) analisar a qualidade do registro de informatizado de imunizações de Curitiba e sua sensibilidade para mensuração de níveis da cobertura vacinal no município; ii) estimar as coberturas vacinais aos 12 e 24 meses para as vacinas do calendário de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde no município de Curitiba e em seus Distritos Sanitários. Trata-se de estudo transversal, abrangendo crianças nascidas em 2011, em Curitiba (PR). Para a avaliação da adequação da situação vacinal será utilizado o esquema vacinal preconizado pelo PNI sendo consideradas somente as doses válidas. O Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) de Curitiba será a fonte para a identificação da coorte de nascidos vivos. As informações referentes à situação vacinal serão pesquisadas no banco de dados do prontuário eletrônico da rede municipal que servirá, também, para análise da cobertura do sistema no registro da situação vacinal de menores de dois anos na cidade. Resultados esperados: Oferecer subsídios para o aprimoramento do registro de vacinas e das estratégias para o monitoramento da cobertura vacinal em Curitiba, Os resultados da pesquisa poderão também oferecer subsídios para políticas públicas no Brasil visando o uso mais amplo dos Registros Informatizados de Imunizações como instrumento de monitoramento de coberturas vacinais num momento em que o Ministério da Saúde vem incentivando sua utilização.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eliseu Alves Waldman – Integrante / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Karin Regina Luhm – Coordenador / Juliane Cristina Costa Oliveira – Integrante / Denise Siqueira de Carvalho – Integrante.

Financiador(es): Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde – Auxílio financeiro.