2013 – Atual Validação de um Questionário de Frequência Alimentar Quantitativo para crianças de 7 a 10 anos e Avaliação do índice de Qualidade da dieta.
Descrição: Conhecer e avaliar o hábito alimentar de crianças de 7 a 10 anos é importante para a identificação precoce de práticas alimentares inadequadas. Porém, a qualidade da informação colhida será determinada pela reprodutibilidade e pela validade do instrumento de registro, que deve ser avaliado especificamente para cada população em estudo. Objetivos: validar um do Questionário de Frequência Alimentar para crianças de 7 a 10 anos (QUEFAC-SP) e avaliar a qualidade da dieta nesta faixa etária. Métodos: o estudo será realizado com 180 escolares de 7 a 10 anos de escolas públicas do município de São Paulo. Para caracterizar a amostra serão coletados peso, altura, circunferências da cintura e pescoço. O estado nutricional será classificado pelo índice de Massa Corporal para idade de acordo com os critérios adotados pelo SISVAN da OMS (2007). Os responsáveis pelas crianças responderão a um questionário socioeconômico. As crianças responderão a três Recordatórios de 24 horas (R24h) e a um QUEFAC-SP. Os dados de consumo do QUEFAC-SP serão convertidos em energia e macronutrientes por meio do programa DietSys e os do R24h por meio do programa Nutwin. As características dos escolares quanto ao estado nutricional, característica socioeconômica e qualidade da dieta serão descritos por meio de medidas de tendência central e dispersão, frequência absoluta e relativa. Para validar o QUEFAC-SP a média de energia (kcal) e macronutrientes (gramas) dos três R24h será comparada aos valores obtidos pelo QUEFAC-SP. Serão calculados os coeficientes de correlação momento-produto de Pearson. A qualidade da dieta das crianças será avaliada pelo índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R) que consiste de escores obtidos através da pontuação distribuída entre doze itens que representam aspectos de uma dieta saudável (fruta total, fruta inteira, vegetais totais, vegetais verdes-escuros e alaranjados e leguminosas, cereais totais, cereais integrais, leite e derivados, carnes e leguminosas, óleos, gordura saturada, sódio, calorias provenientes de gorduras sólidas, bebidas alcoólicas e gorduras adicionadas). A soma dos componentes varia de 0 a 100 pontos e quanto maior a pontuação, melhor é a qualidade da dieta.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2).
Integrantes: Maria do Rosario Dias de Oliveira Latorre – Coordenador / Patrícia de Fragas Hinning – Integrante / Barbara Grassi Prado – Integrante.