ACONTECEU!: Oficina Temática “Caminhos para uma Alimentação Saudável”

Aconteceu nos dias 3, 10 e 17 de setembro a Oficina Temática “Caminhos para uma 20150903_091306Alimentação Saudável”, realizada pelas estagiárias do curso de Nutrição da FSP Barbara Lobo Bianconi e Raíssa F. Tavares.

A oficina teve como tema central a discussão dos “Dez Passos para uma Alimentação Saudável”, presente na recente versão do Guia Alimentar para a População Brasileira, que traz as diretrizes para uma alimentação saudável.

20150903_090433No primeiro encontro, foram discutidos os conceitos de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. O tema foi abordado através de uma dinâmica em que os participantes tinham que “fazer compras”, ou seja, escolher alimentos expostos em uma bancada, os quais foram discutidos em relação a sua origem, pontos positivos e negativos.

Já no segundo encontro foi trabalhada a importância dos alimentos in natura e minimamente processados como base da nossa alimentação. Foram abordados alguns tópicos como a programação das compras através da elaboração de cardápios e lista de compras semanais, que visam economia e evitam o desperdício, o consumo de partes de alimentos “não convencionais”, porém frescas, e o aproveitamento integral dos alimentos.

Para mostrar na prática a questão do aproveitamento integral dos alimentos, as estagiáriasreceita prepararam um delicioso bolo de casca de banana (clique na imagem ao lado para conferir a receita!), que pôde ser degustado pelos participantes. Também foi elaborado um panfleto com uma lista de locais próximos ao Centro de Saúde “Geraldo de Paula Souza” onde é possível encontrar alimentos in natura e orgânicos, como feiras livres e mercados municipais. Vale ressaltar que já discutimos agrotóxicos e alimentos orgânicos aqui no nosso blog! Clique aqui para conferir.

No terceiro dia, foi ressaltada a importância do prazer em comer, das refeições em família e do resgate do ato de cozinhar. As estagiárias organizaram uma dinâmica bem interessante, em que os participantes puderam ter a experiência de um momento de comer com atenção plena. Consumiram uvas-passas como nunca haviam feito antes, prestando atenção nas sensações que o alimento traz, no aroma, textura, sabor, lembranças, sentimentos e pensamentos despertados! Ao final, receberam cookies integrais de lembrancinha e cartões com frases de ‘sorte do dia’ relacionadas ao ato de comer ou cozinhar.