Mito ou verdade: Beber suco natural é saudável?

Sucos

Um hábito alimentar muito comum entre os brasileiros é o consumo de bebidas durante a refeição. O suco natural é visto como a melhor alternativa aos refrigerantes, sucos industrializados e bebidas à base de frutas, como o néctar, pois a indústria, além de incluir pouca quantidade de frutas, adiciona açúcares ou adoçantes, conservantes, corantes, e diversos outros aditivos a estas bebidas que podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Porém, sucos naturais possuem menor quantidade de fibras do que a fruta inteira, o que leva a uma absorção rápida da glicose e menor controle da saciedade. Por isso, sempre que possível, prefira consumir a fruta inteira do que o suco, pois os alimentos sólidos te ajudam a se sentir saciado, são menos calóricos, possuem mais fibras e o açúcar é absorvido mais lentamente.

Se optar pelo suco natural, seguem algumas dicas para tornar o suco mais nutritivo:

  • Prefira prepará-lo no liquidificador, que elimina menos fibras do que processadores.
  • Evite adicionar açúcar, pois as frutas já possuem açúcares em sua composição.
  • Consuma logo após o preparo e sem coar, assim você obtém mais fibras e nutrientes.
  • Você também pode preparar polpas de frutas congeladas para consumir quando puder.
  • Se não for consumir na hora ou congelar, reserve o suco em recipientes de vidro escuros, tampados e mantidos em refrigeração, pois a exposição do suco à luz e ao oxigênio levam a perda de nutrientes.

Sucos naturais feitos com frutas e hortaliças in natura podem ser consumidos como parte de uma alimentação adequada e saudável!

 

 

Fonte:

Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde. Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 164 p.