Relatórios
- Anuário do INCT Combate à Fome (2023-2024)
- Relatório Final GT USP Políticas Públicas de Combate à Fome e à Insegurança Alimentar
Anais
- Anais do II Simpósio INCT Combate à Fome: pesquisas para governança e transformação dos sistemas alimentares
- Anais do I Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome
E-books
- CARTRON, Isabelle; CÂNDIDO DA SILVA, Marcelo; REDE, Marcelo. “Introduction to the material culture of ancient societies”. Pessac: Ausonius éditions, collection V@demecum 3, 2024.
- KUNSCH, Margarida Maria Krohling; MACHADO, Maria Aparecida de Andrade Moreira (Orgs.). Políticas Públicas para o Combate à Fome. São Paulo: Pró-Reitoria deCultura e Extensão Universitária, 2021.
- CARVALHO, Aline Martins de (Org.). Educação alimentar e nutricional para a saúde planetária. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, 2024.
- GRACIA, Mariana Tarricone; BÓGUS, Cláudia Maria; COELHO, Denise Eugenia Pereira (Orgs.). Hortas comunitárias urbanas: promovendo a saúde e a segurança alimentar e nutricional nas cidades. São Paulo: Instituto de Saúde, 2024. 384 p. (Temas em saúde coletiva; 36)
- HUNGRIA, Mariangela (Org). Segurança alimentar e nutricional: o papel da ciência brasileira no combate à fome. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2024.
Position papers
- MARCHIONI, Dirce Maria Lobo [et al.]. Alimentando o Futuro: Ciência, Tecnologia e Inovação para Segurança Alimentar no Brasil.
- Cátedra Josué de Castro; Instituto Comida do Amanhã; Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC; CEBRAP Sustentabilidade; Embrapa; INCT Combate à Fome. Monotonia dos Sistemas Agroalimentares e as Oportunidades que Surgem da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global Contra a Mudança do Clima.
Artigos
- MIRANDA, Sílvia Helena Galvão de; CÂNDIDO DA SILVA, Marcelo. Brasil e os ‘custos ocultos’ da produção de alimentos. Estadão.
- SARAIVA, Antonio Mauro [et al.]. A inteligência artificial na pesquisa agrícola. Revista USP – Dossiê Inteligência Artificial na Pesquisa Científica.
- DOMINGOS, Ana Luiza; MIRANDA, Silvia Helena Galvão de. A intergeracionalidade impulsiona a transformação nos sistemas agroalimentares: reflexões do “World Food Forum”. Jornal da USP.
- KUNSCH, Margarida Maria Krohling; NAVACINSK, Simone Denise Gardinali. Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome: a comunicação pública como fator estratégico para a cidadania. Revista ALCEU.
- GT POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À INSEGURANÇA ALIMENTAR E À FOME. Jornal da USP.
- MOURA, Lucas de Almeida [et al.]. Associação entre insegurança e consumo alimentar em universitários brasileiros durante a pandemia de COVID-19. Archivos Latinoamericanos de Nutrición.
- SANTOS, Katia Maria Pacheco dos; CÂNDIDO DA SILVA, Marcelo; MARCHIONI, Dirce Maria Lobo. O combate à fome e à insegurança alimentar exige pesquisa científica e participação social. Jornal da USP.
- VERLY JR, Eliseu; JOLLIET, Olivier. Moderate low cost modifcations in diet prevent a substantial number of deaths and mitigate environmental impacts in Brazil. European Journal of Nutrition.
- MARCHIONI, Dirce Maria Lobo. Segurança Alimentar e Saúde: a necessidade da transformação dos sistemas alimentares. Diálogos Socioambientais.
Dossiês
CÂNDIDO DA SILVA, Marcelo; NEWFIELD, Timothy. Dossiê – Mudanças climáticas, vulnerabilidade e resiliência no Mediterrâneo medieval. Revista Tempo UFF. Vol. 30, n.2, 2024. DOI https://doi.org/10.1590/TEM-1980-542X2024v300206
Capítulos de livro
- MARCHIONI, Dirce Maria Lobo. Mudanças no comportamento alimentar do brasileiro visando o consumo saudável e sustentável. In: HUNGRIA, Mariangela (org). Segurança alimentar e nutricional: o papel da ciência brasileira no combate à fome. Rio de Janeiro: Academia Brasileira se Ciências, 2024.
- KUNSCH, Margarida Maria Krohling Kunsch. Comunicação ciência-sociedade e sua relação com a fome, a insegurança alimentar e a desinformação. In: HUNGRIA, Mariangela (org). Segurança alimentar e nutricional: o papel da ciência brasileira no combate à fome. Rio de Janeiro: Academia Brasileira se Ciências, 2024.
Entrevistas
“Inteligência Artificial como ferramenta de combate à fome e à insegurança alimentar”
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Antônio Mauro Saraiva, professor titular do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e doutor e livre-docente em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, na área de Tecnologia da Informação no Agronegócio e Ambiente.
Ele foi premiado como Personalidade da Tecnologia da Agricultura pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, em 2011. E também recebeu o Prêmio da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão por sua contribuição para a área no Brasil.
Antônio Mauro Saraiva é pesquisador do INCT Combate à Fome e tem trabalhado a inteligência artificial para a organização dos dados sobre a fome no Brasil.
É, também, um dos coordenadores do Eixo Inteligência Artificial do projeto de Combate à Fome do INCT/CNPq.
Rádio USP FM – Programa Diversidade em Ciência
Link de acesso: https://jornal.usp.br/podcast/diversidade-em-ciencia-98-inteligencia-artificial-como-ferramenta-de-combate-a-fome-e-a-inseguranca-alimentar/
Data da entrevista: 29/05/2023
“Comunicação Organizacional no combate à fome”
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Margarida Maria Krohling Kunsch, professora emérita e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da USP e professora titular, com doutorado em Ciências da Comunicação, fala do projeto INCT/CNPq de Combate à Fome.
Ela é coordenadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) e do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM), da ECA-USP.
É, também, coordenadora do Eixo Comunicação do projeto de Combate à Fome do INCT/CNPq.
Rádio USP FM – Programa Diversidade em Ciência
Link de acesso: https://jornal.usp.br/podcast/diversidade-em-ciencia-102-comunicacao-organizacional-no-combate-a-fome/
Data da entrevista: 26/06/2023
“O papel das ciências aplicadas e interdisciplinares no combate à fome e pela insegurança alimentar”
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Dirce Maria Lobo Marchioni, professora associada (livre-docente) da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Dirce Marchioni é coordenadora geral do INCT/CNPq Combate à Fome, que tem proposta interdisciplinar pelos estudos da segurança alimentar.
Ela é pós-doutorada pela Fiocruz/Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca e pela Imperial College London.
Rádio USP FM – Programa Diversidade em Ciência
Data da entrevista: 07/07/2023
Diversidade em Ciência #114: Educomunicação como instrumento no combate à fome e pela segurança alimentar
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista os educomunicadores Claudemir Viana e Patrícia Zimermann.
Claudemir Viana é professor doutor do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP. É líder do Grupo Epistemologia da Comunicação no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Patrícia Zimermann, que é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP e vice-líder do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM). Ela está fazendo estágio doutoral na Universidade Técnica de Delft (Technische Universiteit Delft), na Holanda.
Rádio USP FM – Programa Diversidade em Ciência
Link de acesso: https://jornal.usp.br/podcast/diversidade-em-ciencia-114-educomunicacao-como-instrumento-no-combate-a-fome-e-pela-seguranca-alimentar/
Data da entrevista: 19/09/2023
I Simpósio Políticas Públicas de Segurança Alimentar no Brasil: impactos, avanços e desafios
No Programa Jornal da USP no Ar Primeira Edição, Profa. Dirce Marchioni, fala a respeito do primeiro evento do INCT Combate à Fome:
Para garantir segurança alimentar à população são necessárias mudanças estruturais
Rádio USP 93,7 FM SP – 107,9 FM RP
Link de acesso: https://jornal.usp.br/radio-usp/para-garantir-seguranca-alimentar-a-populacao-sao-necessarias-mudancas-estruturais/
Data da entrevista: 30/11/2023
Fome e insegurança alimentar atingem 27,6% dos lares brasileiros: entenda a crise
O programa Pauta 1 – Sagres TV – entrevistou a Professora Dirce Marchioni, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Combate à Fome USP.
Segundo dados do IBGE, 27,6% dos domicílios brasileiros convivem com algum tipo de insegurança alimentar, e as regiões Norte e Nordeste enfrentam as situações mais críticas. Em Goiás, 850 mil goianos fazem apenas uma ou nenhuma refeição por dia.
A insegurança alimentar no Brasil é um problema complexo e multifacetado. Há três níveis de insegurança alimentar: leve, moderada e grave, que impactam milhões de brasileiros diariamente. A maior proporção da fome está na zona rural, onde as condições de vida são mais adversas. O programa discute as causas dessa situação, desde a produção agrícola voltada para exportação até a histórica concentração de terra e renda no país.
Sagres TV – Pauta 1 #42
Mais: www.sagresonline.com.br
Link de acesso:
Data da entrevista: 18/06/2024