Carlos Monteiro e Marion Nestle estarão juntos em um debate público pela primeira vez. A série de encontros terá sua estreia na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, onde o professor e coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS-USP) receberá a professora emérita da Universidade de Nova York para um bate-papo no dia 9 de maio, às 15h00.
Marion estará no Brasil para o lançamento de seu primeiro livro em português, Uma verdade indigesta: como a indústria de alimentos distorce a ciência sobre o que comemos, uma iniciativa conjunta da ACT Promoção da Saúde, da Editora Elefante e de O Joio e O Trigo.
O encontro na FSP/USP será mediado pela Prof. Patricia Jaime, docente do Departamento de Nutrição e ex-coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Ela esteve à frente do processo de elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira, de 2014, referência nas diretrizes alimentares mundo afora.
O Prof. Carlos Monteiro é um dos grandes nomes da pesquisa em alimentação e nutrição em nível global. Nos últimos anos, tem estado em evidência devido à proposta de classificar os alimentos segundo o grau e o propósito do processamento. A recomendação de evitar produtos comestíveis ultraprocessados acumula cada vez mais evidências científicas e desdobramentos em políticas públicas.
De outro lado, Marion tem sido uma pesquisadora incansável na arte de expor estratégias corporativas voltadas a criar confusão nos nossos hábitos alimentares. Depois de falar sobre lobby puro e simples, ela decidiu ir a fundo na manipulação da ciência por empresas para fins de marketing. Uma verdade indigesta é uma sistematização contundente que expõe por que cientistas devem ter muito cuidado ao somar esforços com corporações.
Evento aberto e gratuito. Não é necessário inscrever-se.
Transmissão ao vivo pelo IPTV USP e pelo nosso canal no YouTube.

Imagem: Divulgação.
Confira o evento no Facebook.