O livro eletrônico Planejamento urbano e políticas ambientais: métodos, instrumentos e experiências, recém-publicado pela Editora Eletrônica da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, acaba de ser disponibilizado gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP, informa o Blog da FSP-USP.
Organizada pela professora Wanda Maria Risso Günther e pelo professor Arlindo Philippi Jr, do Departamento de Saúde Ambiental FSP-USP, a obra é uma compilação de pesquisas realizadas por discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da FSP. Trata-se de um dos dois programas profissionais no Brasil mais bem avaliados pela Área de Ciências Ambientais da CAPES Planejamento urbano para sustentabilidade.
O livro é dividido em dois eixos transversais sobre saúde ambiental e desenvolvimento. Trata-se do terceiro título da Coletânea Interfaces Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: construindo diálogos e atuações interdisciplinares. O primeiro, Ambiente urbano e sustentabilidade: desafios e oportunidades, concentra-se nas interrelações entre ambiente, saúde e princípios da sustentabilidade; o segundo, Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade, discute gestão e gerenciamento de resíduos; recursos hídricos e governança da água; e os dilemas e desafios das cidades contemporâneas.
Criada em 2013, a Editora Eletrônica da FSP-USP produz e disponibiliza livros em formato digital, de livre acesso, de autoria de pelo menos um docente da FSP como autor, organizador, editor ou similar.
A coleção já conta com 49 títulos abordando temas de interesse ao desenvolvimento da saúde pública, com foco na comunidade acadêmica, técnica e profissional, sob orientação de um Conselho Editorial, que avalia os trabalhos para publicação segundo padrões pré-estabelecidos na Política Editorial.
Acesse o livro “Planejamento urbano e políticas ambientais: métodos, instrumentos e experiências”:
Portal de Livros Abertos da USP
Editora Eletrônica da FSP-USP
Fonte: Blog da Biblioteca da FSP-USP