A  |  A+ |  A-
Micoses relacionadas a arranhaduras e mordeduras por gatos serão discutidas no XIII Ciclo de Zoonoses na FSP-USP no dia 28 de abril
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

A “Vigilância epidemiológica dos casos humanos de esporotricose”,  será o tema do XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses da FSP-USP, realizado através de uma parceria entre o Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e o e Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP /SP, com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CeCex), da FSP-USP.

O primeiro tema a ser abordado é a esporotricose que é uma micose cutânea ou subcutânea, de evolução subaguda ou crônica, causada pelo fungo Sporothrix spp. A partir de 1998, começa-se a observar no Rio de Janeiro, casos humanos de esporotricose em número crescente, cujo inquérito epidemiológico demonstrou um padrão de transmissão zoonótica nunca observado, relacionado a arranhaduras e/ou mordeduras por gatos infectados com o fungo. Esta situação também foi identificada no município de São Paulo a partir de 2011 e desde então diversas ações de vigilância vem sendo realizadas com a finalidade.

O segundo tema do debate será sobre o panorama epidemiológico da doença em Humanos no Mundo, Brasil e Estado. Epidemiologia do MSP, com apresentação da série histórica e situação atual. Intervenções propostas e ações executadas a fim de diminuir a transmissão, seus resultados. Trabalho realizado para Instituição da Norma Técnica do atendimento dos casos suspeitos, definindo critérios de suspeita, diagnóstico, notificação e tratamento. Perspectivas futuras.

 

 

Assista ao vivo pelo canal da FSP-USP no YouTube: bit.ly/3fHzYxE

 

XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses da FSP-USP

Tema: Vigilância epidemiológica dos casos humanos de esporotricose

Data: 28 de abril de 2021

Horário: 9h

  • Mediadores:
    Dr. Paulo Roberto Urbinatti – Biólogo e pesquisador do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.
  • Gladyston Carlos Vasconcelos Costa – analista de saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica (DVZ/COVISA) da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo.

Programação:

  • 9h30 às 10h10 – Vigilância e controle da esporotricose animal no município de São Paulo
    Valéria Gentil de Tommaso
    – Médica Veterinária – Analista de Saúde da Divisão de Vigilância de Zoonoses – DVZ;
  • Vigilância epidemiológica dos casos humanos de esporotricose
    Carolina Scarpa Carneiro
    – Médica veterinária – Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA;
       

 

Somente receberão certificados as pessoas que preencherem o formulário a partir de 30 minutos antes do evento até 30 minutos após o final do mesmo. O link do formulário fica disponibilizado no Chat do evento no YouTube.

Foto da Homepage do Site: Imagem de K L por Pixabay