A  |  A+ |  A-
“Treinamento de talentos humanos em saúde” é tema de seminário internacional no dia 11 de maio

No dia 11 de maio, a partir das 10h (horário de Brasília), especialistas da Argentina,  Espanha, do México e Equador se reúnem para falar sobre “Treinamento de talentos humanos em saúde”. O encontro faz parte da série Seminários Internacionais, organizada pela Promoción de la Salud en la Región de las Américas e o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) da FSP-USP.

O evento é transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e conta com a mediação da professora Maria Constanza Granados, coordenadora da iniciativa. 

Neste seminário, os especialistas destacam temas sensíveis à formação das habilidade e competências do profissional da saúde, buscando formular propostas transversais envolvendo o compromisso com causas sociais e os direitos humanos, a sensibilidade o combate às iniquidades, o saber ouvir, a empatia, a responsabilidade, a honestidade, a tolerância, o respeito, a gentileza e a generosidade.

Perguntas para reflexão:

Qual deve ser a visão das futuras gerações de profissionais da promoção da saúde?

Nossas universidades atuam como promotoras das novas e necessárias mudanças nos paradigmas educacionais em saúde?

Há um treinamento de graduação em medicina adequado para a implementação do Modelo de Atenção Integral à Saúde da Estratégia de Recursos Humanos em Saúde 2017

Como conseguir a articulação dos dois sistemas, saúde e ensino superior, e as políticas públicas por eles fixadas? 

Que processos, apostas e competências se fortalecem a partir da formação em Saúde Coletiva?

 

Link para participar do seminário: meet.google.com/rtt-utqn-eoy

 

Série Seminários Internacionais

Tema: Treinamento de Talentos Humanos em Saúde

Data: 11 de maio de 2021

Horário: 10h (horário de Brasília)

Conferencistas:

Rebeca Thelma Martínez – Cirurgiã e parteira, docente na Faculdade de Medicina, Universidad Autónoma de Nuevo León, México. Diretora do Diploma em Saúde Integral do Adolescente a Distância entre UANL e OPAS. Coordenadora do Programa de Atenção Integral ao Adolescente do Centro de Saúde Universitário da UANL.

Lourdes Huerta – Bacharel em Serviço Social, Mestre em Saúde Pública, Doutora em Educação, formadora profissional, foi professora e pesquisadora no México. Participou do Desenho de Projetos de Saúde Pública Nacionais e Internacionais. Membro ativo em Comitês e Grupos de Trabalho Técnico-Operacional voltados para a Promoção da Saúde.

Adrián Eduardo Alasino – Médico, Especialista em Medicina da Família; Diretor da Escola Superior de Medicina da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP), Argentina. Especialista em Atenção Básica e Saúde Coletiva, tendo atuado em diversos países.

Ana Mercedes Martínez Pérez – Doutora em Ciência Política e Sociologia, com especialização em Antropologia Social pela Universidade Complutense de Madrid. Realizou treinamento de pós-doutorado para Líderes em saúde internacional da Organização Pan-Americana da Saúde (sede Equador), da ONU. Coordenadora do Programa Universidade Saudável da Universidade Rey Juan Carlos, Espanha, onde atua como professora e pesquisadora. Representou a Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras da Saúde no comitê de redação da Carta de Okanagan (2015). Professora de Antropologia Médica na Universidade das Américas, Quito, e fundadora da Rede Equatoriana de Universidades promotoras de saúde e bem-estar durante sua estada de cooperação internacional no Equador (2014-19).

Ana Lucía Torres Castillo – Mestre em Estudos de Gênero por El Colegio de México; Socióloga pela Pontificia Universidad Católica del Ecuador (Quito). Diretora do Instituto de Saúde Pública da PUC-Ecuador. Foi Subsecretária de Promoção da Saúde e Igualdade do Ministério da Saúde Pública. Foi professora na Universidade Andina Simón Bolívar e na FLACSO Equador.

Mariana Pihuave Nacif – Doutora em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica de Santiago de Guayaquil (UCSG). Treinamento no Programa de Líderes em Saúde Internacional, da OPAS Equador. No Ministério da Saúde Pública do Equador foi Subsecretária Regional da Costa e Saúde Insular, Diretora Provincial de Saúde, Coordenadora Zonal de Saúde, Gerente Nacional do Projeto Nutrição em Ciclos de Vida. Gerente Hospital: General Guasmo Sur, Universidade de Guayaquil. Ex-subsecretário de Preparação e Resposta a Eventos Adversos. Atualmente é Assessora Técnica do Serviço Nacional de Gestão de Riscos e Emergências do Equador.

Mediação:

Maria Constanza Granados – Coordenadora do processo colaborativo de Promoción de la Salud Región de las Américas, Universidad Nacional de Colombia.