No dia 08 de novembro de 2022, a partir das 8h30, ocorrerá na FSP-USP o seminário “Disparidades raciais (in)visíveis aos sistemas de informação: da gestação ao primeiro ano de vida” e a oficina “Como visualizar as questões étnico-raciais em saúde materno-infantil?”.
O evento será realizado na sala Paula Souza da Faculdade e haverá transmissão ao vivo pelo Canal da FSP-USP no Youtube. As atividades têm o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP e integram o projeto de pesquisa “Tornar as intervenções no parto mais visíveis por meio dos sistemas de informação – Parto dos Dados”, com financiamento do CNPq e da Fundação Bill e Melinda Gates.
O objetivo é promover o intercâmbio entre pesquisadores de diferentes instituições e aprofundar o debate na produção e análise de dados epidemiológicos em uma perspectiva interseccional.
Confira a sinopse do evento:
As iniquidades em saúde segundo raça/cor são conhecidas e reconhecidas como problema de saúde pública no Brasil e internacionalmente, há muitas décadas. Tais iniquidades se expressam inclusive no planejamento reprodutivo e ao longo do ciclo gravídico-puerperal, afetando não apenas as pessoas que gestam, como também recém-nascidos e crianças. Adicionalmente, os componentes de gênero e classe social se somam aos de raça, estruturando e legitimando desigualdades no acesso à saúde e na qualidade dos cuidados recebidos. Tais disparidades têm sido conceituadas sob o termo racismo obstétrico, contribuindo para o adensamento das discussões relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos. Para intervir nessas realidades, as políticas e os programas de saúde pública devem se embasar em evidências científicas, com dados e indicadores que permitam orientar as ações e monitorar avanços e desafios. Essa não é tarefa das mais simples, uma vez que dependente de informações sobre as disparidades em suas intersecções de raça/cor, gênero e classe social. Mostra-se crucial, portanto, investigar quão visíveis são essas iniquidades nos sistemas de informação.
A programação completa das atividades podem ser acessadas pelo link.