“O Mapa das variáveis visíveis e invisíveis na saúde perinatal” reúne gestores e pesquisadores no dia 6 de dezembro
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

No dia 06 de dezembro, das 9h às 12h30, acontece o webinar “O Mapa das variáveis visíveis e invisíveis na saúde perinatal”, promovido pelo Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FSP-USP no Youtube.

O encontro tem como proposta discutir as variáveis que podem explicar os desfechos em saúde materna e infantil e analisar quão visíveis tais variáveis se apresentam nos Sistemas de Informação em Saúde (SIS).

O projeto de pesquisa “Parto dos Dados”, ligado ao grupo de estudo sobre Gênero e Evidências em Maternidade e Saúde (GEMAS) apresentará o estudo que vem realizando nos últimos anos sobre as diversas “camadas” de dados do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc). Os pesquisadores revisaram as variáveis do Sinasc relacionando-as com as variáveis de inquéritos, fichas e prontuários de pacientes. Com isto, estão organizando um mapa de variáveis explicativas dos desfechos maternos e neonatais, com detalhamentos que incluem dados “mais visíveis” como peso, escolaridade e etc, e outros “menos visíveis” como a realização ou não da chamada “manobra de Kristeller (manobra no parto considerada violência obstétrica) e a presença ou não de acompanhantes, por exemplo – tudo isso, considerando as dimensões sociodemográficas, maternas e da assistência à saúde.

A coordenação será feita pela professora Carmen Simone Grilo Diniz, do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, líder do grupo GEMAS. Também estarão presentes a Eliana Bonilha, do Centro Universitário São Camilo, Maria do Carmo Leal, do Inquérito Nacional Nascer no Brasil e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Dra. Suzanne Serruya, do Centro Latino-americano de Perinatologia e o Prof. Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), além de gestores municipais/nacionais e movimentos sociais.

A iniciativa faz parte do projeto “Tornando visíveis as intervenções no parto”, que é parte da Chamada de Ciência de Dados em Saúde Materno-infantil, edital apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Bill & Melinda Gates Foundation.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR CLIQUE AQUI