A  |  A+ |  A-
Roda de conversa discute saúde mental indígena no dia 07 de junho

O Coletivo de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde (CpaS-1) da Faculdade de Saúde Pública e o Coletivo Capim da Fundação Tide Setubal organizam uma roda de conversa sobre saúde mental indígena com a psicóloga Itaynara Tuxa e David Popygua. O evento é aberto ao público e será realizado no dia 07 de junho, às 18h30, no anfiteatro Paula Souza da FSP-USP.

O encontro intitulado “Descolonização da saúde e reflorestamento das práticas de cuidado” pretende abrir um espaço de diálogo com perspectivas e conhecimentos indígenas, de forma a construir novas referências e práticas no campo da “saúde mental”.

Reflorestar a “mente”, nas palavras de Itaynara Tuxá, significa compreender as diversas possibilidades de se fazer saúde incorporando tecnologias indígenas tais como rituais, danças, artesanatos, cantos e rezas. Reflorestar significa também descolonizar os pensamentos e os modos de fazer saúde que tem produzido tantos adoecimentos para os povos indígenas.

O Cpas-1 é um coletivo vinculado ao Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP e coordenado pelo professor José Miguel Nieto Olivar, do mesmo departamento.

 

Descolonização da saúde e reflorestamento das práticas de cuidado
Data: 07 de junho
Horário: 18h30
Local: anfiteatro Paula Souza da FSP-USP