A Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) recebe no dia 8 de novembro a roda de conversa “Viver Bem: Conversando com mulheres indígenas”, que acontecerá presencialmente no auditório Paula Souza, às 17h. As mulheres indígenas presentes compartilharão experiências, visando impulsionar as discussões sobre corporeidade, território e a força ancestral, fortalecendo assim o poder e o movimento político de suas vivências.
A roda de conversa contará com a participação de Julieta Paredes, Tamikuã Txihi e Carolina Pinilla como convidadas e Itaynara como mediadora. Julieta Paredes Carvajal é boliviana, do povo aymara, lutadora pelos direitos sociais, escritora, cantora e grafiteira. Tamikuã Txihi é patoxó, nascida na Bahia, bacharel em serviço social, ativista e artista. Carolina Pinilha é chilena, do povo mapuche, educadora, pensadora e lutadora pelo direito à terra. A mediadora Itaynara Rodrigues Silva, também bahiana, do povo Tuxá, é formada em psicologia pela Universidade do Estado da Bahia, mestranda em saúde da população negra e indígena, além de membro do Coletivo Capim, que promove o encontro.
O Coletivo Capim tem o objetivo de ampliar os cuidados e os atendimentos às pessoas indígenas na área da saúde mental. Desde 2022, vem fornecendo convivência e diálogos para a construção de novas práticas e diretrizes de cuidado.
