A Faculdade de Saúde Pública sediará uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (CNPM), que traz como tema central “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. O encontro acontece no dia 13 de agosto, das 18h às 22h, no auditório Paula Souza. Inscrições aqui.
O debate tem como objetivo contribuir com propostas e diretrizes voltadas ao enfrentamento da violência obstétrica, à promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e à reforma do modelo de atenção ao parto e nascimento no Brasil, com o reconhecimento do racismo institucional como determinante das iniquidades em saúde, especialmente no que se refere à maior incidência de violência obstétrica e aos elevados índices de mortalidade materna entre mulheres pretas, indígenas e de outras populações minorizadas.
Após a mesa de abertura, o programa contará com grupos de trabalhos para discutir as propostas a serem encaminhadas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Os eixos de discussão serão:
- Violência obstétrica: caminhos para o enfrentamento
- Práticas obstétricas em foco: o que revelam os cotidianos da assistência
- Reforma obstétrica: por uma nova cultura no cuidado ao parto e nascimento
Após os grupos de trabalho haverá a plenária final para aprovação das propostas e para a eleição de delegadas, que representarão a conferência em âmbito nacional.
Conferência Livre – Pelo direito de gestar e parir sem violência: Políticas Públicas e Reforma Obstétrica
Data: 13 de agosto
Horário: das 18 horas às 22 horas
Local: auditório Paula Souza
Inscrições clique aqui.
Programação
- Dra Emanuelle Goes (Fiocruz BA)
- Mayara Custódio – Representante da Rede de Humanização do Nascimento
- Dani Sampaio – Representante da Associação de Doulas de São Paulo e da Federação Nacional de Doulas do Brasil
- Carmen Simone Grilo Diniz – Professora da Faculdade de Saúde Pública USP
- Rita de Cássia Gandolpho – representante do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública
- Sâmia Bonfim – Deputada Federal
