A  |  A+ |  A-
Tipos de padrões de consumo de tabaco e álcool e ocorrência de câncer de cabeça e pescoço são tema de pesquisa realizada na FSP USP

Medir qual a probabilidade de se adquirir um câncer de cabeça e pescoço (CCP) em função do tipo de padrão de consumo de bebidas alcoólicas (cerveja, vinho e destilados) e do tabagismo (cigarro industrializado, enrolado de palha, charuto e cachimbo) foi o objetivo da Tese de Doutorado “Tipos de tabaco e bebidas alcoólicas e câncer de cabeça e pescoço“, de autoria da bióloga Suely Aparecida Kfouri Sakaguti, defendida no último dia 24/04/2018 na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, sob orientação do Prof. Dr. Victor Wünsch Filho.

A pesquisadora comenta que, fatores de risco à saúde se alteram no tempo e no espaço. No que diz respeito ao CCP, as associações com tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas estão bem estabelecidas na literatura cientifica. Estudos anteriores sugerem que os riscos mais elevados de câncer numa população estão associados aos principais tipos de tabaco e álcool consumidos localmente.

A pesquisadora realizou um estudo com 3964 casos (portadores de câncer de cabeça e pescoço) e 3097 controles (pacientes com outras doenças que não o câncer) no Estado de São Paulo.

Os resultados encontrados indicaram que os riscos decorrentes do tabagismo foram mais expressivos para hipofaringe e, particularmente, em indivíduos com padrão não exclusivo de consumo, ou seja, que consumiam mais de um tipo de tabaco.

No consumo de bebidas alcoólicas, foram observadas maiores associações para câncer da orofaringe para bebidas destiladas, as quais apresentam teor alcoólico mais elevado.

O uso simultâneo de tabaco e álcool aumentou sensivelmente o risco de CCP, devido à ação conjunta destes dois fatores.

A autora ressalta, entretanto, que além do padrão de consumo e da composição, tanto do tabaco quanto da bebida alcoólica, também os fatores genéticos, histórico familiar e interações com outros fatores, como a dieta, devem ser considerados na gênese do CCP.

Mais informações com o Dra. Suely Aparecida Kfouri Sakaguti, contatando a Assessoria de Comunicação da FSP/USP pelo e-mail imprensafsp@fsp.usp.br .