A  |  A+ |  A-
Ciclo de Debates sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição dia 09 de setembro

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DEPROS/SAPS/MS) em parceria com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) tem o prazer de convidá-lo (a) para o Ciclo de Debates sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. O evento acontecerá de forma online, nos dias 09 e 30 de setembro, 21 de outubro, 18 de novembro e 09 de dezembro de 2021, sempre das 16 às 18h, com objetivo de debater os avanços e desafios para o fortalecimento e implementação de políticas, programas e ações de alimentação e nutrição.  

Profissionais envolvidos no processo de promoção da alimentação adequada e saudável, estudantes, representantes da sociedade civil e demais interessados podem realizar sua inscrição pela plataforma www.ciclopnan.com.br. Haverá emissão de certificados aos participantes que se inscreverem e assistirem a pelo menos 70% do evento por meio da plataforma online. Os debates também serão transmitidos pelo canal do Youtube da OPAS (https://www.youtube.com/c/PAHOTV).   

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, completou 20 anos, e se mantém atual integrando os esforços do Estado brasileiro por meio de um conjunto de políticas públicas que propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação.    

A atual organização do SUS e a perspectiva do alcance da Atenção Nutricional, expressa na PNAN, exigem o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam ao nutricionista atuar em uma rede de atenção à saúde. Nesse contexto, a formação de um profissional qualificado para a atuação no SUS na área que corresponde à alimentação e nutrição têm se apresentado muito mais complexa do que apenas a inclusão de novas disciplinas ou de novos conteúdos em modelos curriculares distintos.     

Neste contexto, o Ciclo de Debates sobre a PNAN ampliará a reflexão e disseminação de informações técnico-científicas com o intuito de otimizar a qualificação da força de trabalho e aumentar a massa crítica e as lideranças no enfrentamento dos agravos e problemas decorrentes de todas as formas de má nutrição.