A edição de setembro de 2025 da Revista Ciência & Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) celebra os 30 anos da publicação, com artigos que fazem um balanço histórico da construção da Ciência & Saúde Coletiva e também revisões de alguns grupos temáticos contemporâneos de maior presença.
Em seu corpo editorial, conta com a participação da professora Aylene Emilia Moraes Bousquat na editoria de Políticas em Saúde e a professora Helena Ribeiro na editoria de Saúde e Ambiente. Ambas são da FSP-USP.
Sempre a serviço do SUS, em sua trajetória a publicação tem contado com a cooperação dos mais diferentes atores e instituições, acompanhando os avanços e os desafios da área da saúde coletiva e também influenciando e sendo influenciada pelo desenvolvimento e institucionalidade desse campo de conhecimento.
Atualmente, Ciência & Saúde Coletiva está classificada na categoria A1 no Qualis/Capes. O fator de impacto (FI) vem subindo e segundo o índice Journal Citation Reports (JCR), da Web of Science, a Revista Ciência & Saúde Coletiva em 2016 chegou ao FI: 0,780 e em 2020 atingiu mais que 1(um) ponto. O Fator de Impacto em 2025 é de 1,2. Há mais de cinco anos consecutivos, se mantém no 1º lugar no ranking do Google Acadêmico (Google Scholar em inglês) dentre todos os periódicos científicos brasileiros. Com isto, tem contribuído para formatar o conceito de saúde coletiva como campo multidisciplinar de investigação, ensino e prática profissional.
Confira a publicação na íntegra.
