A  |  A+ |  A-
Pesquisa desenvolvida conjuntamente entre FSP/USP e Universidade Federal do Piauí investiga a situação de Saúde e Nutrição das populações do Estado

Foto: Site da UFPI – Aureliano Muller.

Investigar a situação de Saúde e Nutrição das populações das cidades de Teresina e Picos, no Estado do Piauí, coletando dados demográficos, socioeconômicos, de estilo de vida, de consumo alimentar, de condições de saúde e dados antropométricos, bioquímicos e de pressão arterial das pessoas, bem como o uso de suplementos e medicamentos da população, é o objetivo do Inquérito de Saúde de Base Populacional em Municípios do Piauí (ISADPI), realizado pelo grupo de pesquisa em Nutrição em Saúde Pública na UFPI, fruto do Doutorado Interinstitucional em Nutrição em Saúde Pública (DINTER FSP-UFPI), que é uma parceria entre a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizado desde 2016.

Qualquer DINTER é aprovado em Edital CAPES e está destinado a professores das Instituições de Ensino Superior no Brasil. O DINTER FSP/USP-UFPI, no entanto, esta parceria, se propôs a ir além desse objetivo inicial e formar, também, um grupo de pesquisa em Nutrição em Saúde Pública na UFPI, que está realizando esta pesquisa.

Todas as teses dos doutorandos do Programa têm como base o ISADPI. Além disso o processo de elaboração e realização inquérito permitiu a integração de outros pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação da UFPI. Assim, o processo de formação em pesquisa alcança hoje mais de 30 pessoas nos campi de Teresina e Picos.

Na semana anterior, os coordenadores do DINTER FSP/USP-UFPI, Wolney Conde (FSP-USP), Karoline Frota e Adriana Paiva (UFPI) participaram do início dos trabalhos de coleta de dados nas duas cidades.

O ISADPI deverá coletar dados de 4000 domicílios em Teresina e 1000 em Picos. O início da coleta de dados alcançou boa repercussão em emissoras de rádio e TV locais e incluiu, ainda, reunião com o Secretário Municipal de Saúde de Picos e a equipe de coordenação da Estratégia Saúde da Família sobre a pesquisa. Nessa reunião a equipe do DINTER FSP-UFPI colocou a estrutura e know-how da pesquisa à disposição da Secretaria para futuros estudos ou análises de indicadores de saúde em Picos.

Durante a semana passada foram realizadas diversas reuniões com os doutorandos e outros professores e pesquisadores da UFPI. Entre elas se destaca o debate sobre “As interfaces da pesquisa no campo da Saúde Pública” que ocorreu no campus de Picos e foi aberto por palestra do prof Wolney sobre o tema.

A próxima etapa do DINTER FSP-USP se iniciará na última semana de novembro com a realização dos exames de qualificação dos projetos de tese dos 06 doutorandos: Gilvo Farias (campus Teresina) e Edina Araújo, Laura Formiga, Rumão Carvalho, Artemízia Sousa, Danilla Costa (campus Picos). Em fevereiro de 2019 se inicia o estágio de 09 meses que os doutorandos devem cumprir, por determinação da CAPES, na FSP-USP, que é a instituição promotora do DINTER FSP-USP.

Veja abaixo, fotos do evento

Término do debate após palestra sobre as Interfaces da Pesquisa no campo da Saúde Coletiva.