Centro de Saúde Escola da FSP/ USP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde esta entre as 14 experiências exitosas do Brasil na prestação de bons serviços de saúde aos idosos

Foto: Adilson M. Godoy.

A Unidade de Referência à Saúde do Idoso Geraldo de Paula Souza(URSI-GPS), fruto de um convenio entre o Centro de Saúde Escola da Faculdade de Saúde Pública/ USP com a  Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS), foi premiada, como uma das 14 melhores práticas do país na premiação: ‘Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa’  iniciativa que integra, desde 2013, a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).

A URSI- GPS  do CSE/FSP/USP é uma Unidade de Atenção Ambulatorial Secundária, que visa atender as pessoas idosas vulneráveis através de equipe multiprofissional com o objetivo de assegurar a integralidade do atendimento, a superação da fragmentação das ações e a descontinuidade de atenção à saúde da pessoa idosa.

A atuação da equipe gerontológica  esta centrada na organização e viabilização de planos terapêuticos singulares aos  idosos, no gerenciamento do seu cuidado de saúde e no compartilhamento das ações  de saúde e sociais com as Unidades Básicas de Saúde. Para tanto, são utilizados  protocolos pactuados e acessos regulados, integrando-se aos demais serviços oferecidos por outros setores e secretarias.

A premiação tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas nos municípios e nos estados da Federação no campo da atenção a pessoa idosa. A  cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá durante o XIII Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa; no Seminário Nacional do VI Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa a ser realizado entre 28 a 29 de novembro de 2018, em Brasília – DF.

Click mais Foto

Texto: ASCOM/FSP/USP.