Em evento, FSP e IEA analisam a tragédia de “Brumadinho pós Mariana: lições não aprendidas”

Foto: divulgação workshop

Brumadinho pós Mariana: lições não aprendidas

Diante da perplexidade com que a sociedade encara mais um desastre ambiental de proporções avassaladoras e inaceitável desfecho de mortes e destruição, cabe refletir sobre os inúmeros fatores causais, a situação reincidente de incapacidade de aprendizado preventivo, e os aspectos inerentes às consequências ampliadas de tragédias evitáveis. O seminário contará com exposição de diversos pesquisadores a abordar olhares interdisciplinares sobre os desastres. São alguns dos tópicos a serem debatidos: a complexidade de fatores que corroboram e culminam em eventos dessa magnitude, a sucessão e reincidência de falhas, as controvérsias nos fatos, as disparidades entre forças e interesses e a perspectiva de múltiplas formas de exclusão social e vulnerabilidade.

Integrantes do Grupo de Pesquisa “Meio Ambiente e Sociedade”, irão analisar e discutir o tema.

Organização:
Professor Dr.Pedro Jacobi, coordedador do grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA/USP
Professor Dr. Leandro Luiz Giatti do departamento de Saúde Ambiental (HSA) da FSP

Promoção: Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo

O evento é público e gratuito e ocorrerá no no IEA/USP no dia 14 de fevereiro, a partir das 14h.

Mais Informações click: http://www.iea.usp.br/noticias/pesquisadores-analisam-a-tragedia-de-brumadinho-e-as-licoes-nao-aprendidas-de-mariana