As pesquisas do doutorado de Adeylson Guimarães Ribeiro, membro do Núcleo de Pesquisas em Avaliação de Riscos Ambientais (NARA) da FSP/USP, com orientação da Prof. Adelaide Nardocci, do Departamento de Saúde Ambiental (HSA), foram publicadas nas revistas científicas Cancer Epidemiology e Environmental Research.
Os resultados sugerem que quanto maior a densidade de veículos em uma região, maior será o risco para a incidência e mortalidade por câncer respiratório. O estudo também revelou que, embora a população de status socioeconômico mais elevado viva em regiões com movimentação maior de veículos, quem mais adoece com a poluição são os moradores da periferia. “Eles provavelmente sofrem mais o impacto da poluição porque ficam muito tempo no trânsito, no deslocamento do trabalho para a casa. E, além disso, essas pessoas passam tanto tempo no trajeto que não conseguem se dedicar a atividades físicas, ou preparar refeições saudáveis, e também têm menos acesso a serviços de saúde”, disse o pesquisador ao portal de notícias UOL.

O pesquisador Adeylson Guimarães Ribeiro, membro do Núcleo de Pesquisas em Avaliação de Riscos Ambientais (NARA) da FSP/USP. Foto: Divulgação.
Os trabalhos tiveram grande visibilidade na mídia tendo sido veiculados em portal específico sobre oncologia, na pagina Ciência e Saúde do portal de notícias da UOL e também foi matéria no telejornal Fala Brasil, da RecordTV.
É possível também ler a pesquisa de Adeylson na íntegra: “Câncer e poluição do ar relacionada ao tráfego veicular no município de São Paulo: análise espacial em pequenas áreas“. [acesso aberto e gratuito]
Texto: Prof. Deisy Ventura.