Evento na FSP-USP promove debate sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030

Em 2015 ocorreu a transição dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que seguirão até 2030. A partir desta agenda 2030 pretende-se influenciar o desenvolvimento do país em diálogo Glolocal.

Concebe-se que a partir das universidades é possível implementar um trabalho em rede, onde pesquisadores em instituições nacionais e internacionais, que já estão participando do acompanhamento da Agenda 2030 no Brasil e em outros países possam otimizar seus esforços e compartilhar uma agenda comum de trabalho.

Vários países têm constituído redes para avançar na implementação dos ODS nos cotidianos das instituições políticas públicas. Por exemplo, o movimento da Global University Network for Innovation (GUNi) que publicou “Towards a Socially Responsable University: balancing the global with the local.

Neste contexto, e cientes de várias iniciativas em curso na metrópole de São Paulo, propõe-se estes Diálogos sobre o Direito à Cidade na Perspectiva dos ODS.

O evento tem como objetivos reunir potenciais parceiros da USP, PUC, UFABC, UNICAMP, UNESP, UNIFESP, CEPEDOC, do governo estadual paulista e paulistano, de entidades de gestores do SUS (COSEMS, etc), de Conselhos Profissionais (CRP, CRO, etc), outrxs parceiros (Agenda Pública, APSP, ANAMT, etc) para captar se a agenda 2030 está, ou não, em seus radares, de que maneira e que perspectivas são vislumbradas; debater os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a perspectiva de sensibilizar a comunidade da USP para a importância da Agenda 2030 em diálogo com as demandas da sociedade; (re)conhecer as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão com potencial de convergência e ação sinérgica para a concretização de uma agenda comum de trabalho a partir da USP com foco nos ODS; e refletir sobre as possibilidades e metodologias de integração dessas inciativas e agendas.

O Diálogo será realizado no dia 21 de março, das 8h40 às 12h, na sala Cyro Ciari Jr. (térreo) da FSP-USP.

Imagem: Joel Santana/Joelfotos/Pixabay.

Horário Atividade Objetivos
8h40 Recepção dxs Participantes Acolhimento
9h-9h20  Abre Alas Para anunciarmos possíveis protagonismos para a Universidade – Júlia Nogueira – UNB