Evento na FSP/USP discute leishmaniose e controle da doença – Assista agora ao vivo pelo IPTV/USP ou pelo Youtube/FSP

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Setor de Formação Continuada e Análise de Dados da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP/SP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará no dia 29 de maio de 2019, mais um seminário do XI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública.

Confira a programação:

• 9h – 10h15:  Epidemiologia das leishmanioses no estado de São Paulo, com José Eduardo Tolezano – Diretor do Centro de Parasitologia e Micologia do Instituto Adolfo Lutz, SP.
    As leishmanioses são doenças infecciosas de origem zoonótica e transmissão vetorial consideradas negligenciadas pela OMS. No estado de São Paulo, as leishmanioses representam importantes problemas e desafios para a Saúde Pública desde a segunda metade do século 19, ocasião dos primeiros registros da transmissão da leishmaniose tegumentar no território paulista. Ao final do século 20, com o registro da autoctonia da transmissão da leishmaniose visceral iniciou-se um novo período em que essa “nova doença”; avança por diferentes regiões do estado. Aspectos relativos à origem e expansão das áreas de transmissão das leishmanioses nos colocam diante de novos e intrigantes desafios para a vigilância e controle dessas parasitoses.
  • 10h30 – 12h: Bioecologia dos flebotomíneos, com Claudio Casanova – Biólogo – Pesquisador Científico da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), SP.
    A leishmaniose visceral é uma doença emergente no estado de São Paulo e a ampliação de sua área de distribuição geográfica vem sendo precedida pela dispersão do principal vetor. A persistência de casos e de óbitos no território Paulista representa um grande desafio para as instituições públicas envolvidas no controle da doença. O conhecimento da biologia e ecologia de insetos vetores é um pré-requisito essencial para o planejamento e o sucesso das atividades de controle entomológico.

Inscreva-se [evento gratuito]

Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – SP).

Confira o cartaz!

Transmissão ao vivo pelo IPTV USP e pelo canal no YouTube.

A FSP/USP não disponibiliza estacionamento aos participantes.