Programa entre a USP e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo tem abertura oficial realizada

No dia 23 de maio, ocorreu no Anfiteatro do Hospital Universitário (HU) da USP o simpósio inaugural do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/Interprofissionalidade entre a USP e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, financiado pelo Ministério da Saúde. Na presente edição, o projeto envolve estudantes dos 14 cursos de graduação da área da saúde da USP em São Paulo, em cinco grupos tutoriais que exercem atividades interprofissionais com tutores e preceptores entre unidades básicas de saúde e o HU, com ênfase no processo de envelhecimento.

A discussão do PET-Saúde enquanto política ministerial para a educação e a prática interprofissional foi mediada pelo Prof. Dr. Marcelo Viana da Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento contou ainda com falas da Dra. Amanda Lagreca Venys de Azevedo, coordenadora da proposta USP/SMS-SP, e de Lais Vignatti Ferreira, fonoaudióloga e participante de edições anteriores do PET-Saúde.

Cinco estudantes dos cursos de Nutrição e Saúde Pública da FSP/USP estão envolvidas no projeto, que também tem, entre os docentes tutores da proposta, a Prof. Dra. Bárbara Lourenço, do Departamento de Nutrição.

O projeto está oficialmente vigente desde abril de 2019 e o primeiro edital de seleção já está encerrado. A previsão é que o PET-Saúde/Interprofissionalidade tenha dois anos de duração, de modo que a organização espera haver um novo edital no 1º semestre de 2020.

Imagem: Divulgação.