Seminário de Zoonoses na FSP abordará temas sobre “Moluscos Terrestres”
Acompanhe a transmissão em: YouTube IPTV USP

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Imagem: Google.

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Setor de Formação Continuada e Análise de Dados da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP/SP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará no dia 26 de junho de 2019, mais um seminário do XI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública.

09 às 10h15min.  Título: “Biologia de moluscos terrestres”

Palestrante: Dan Jessé Gonçalves da Mota  – Coordenador de Vigilância Sanitária Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Parelheiros, SP.

No Brasil, caracóis e lesmas têm sido encontrados em convívio cada vez mais próximo do homem e de animais domésticos em ambientes urbanos. Representam risco por atuarem como hospedeiros intermediários nas angiostrongilíases de importância médico-veterinárias. O objetivo da palestra é trazer informações sobre a biologia das principais espécies de moluscos encontradas em ambientes urbanos em municípios do Estado de São Paulo e o relato da infecção natural por larvas de metaestrongilídeos de interesse médico e veterinário.

10h30min. às 12h00  – Título: “Meningites associadas à moluscos terrestres

Palestrante: Leyva Cecília Vieira de Melo  – Pesquisador Científico – Núcleo de Enteroparasitasdo Instituto Adolfo Lutz, SP.

Diante de um quadro de meningite, a primeira suspeita clínica aponta para a origem bacteriana ou viral. Porém, existem outras causas que podem transformar o seu diagnóstico em um grande desafio, entre elas um tipo de meningite que pode ser transmitida por diversas espécies de moluscos, inclusive terrestres. Trata-se da angiostrongilíase meningoencefálica, patologia emergente no Brasil, causada pelo parasita nematódeo Angiostrongylus cantonensisO intuito da palestra é apresentar as principais características desta doença, seu diagnóstico laboratorial e ações de vigilância no estado de São Paulo.

Evento gratuito       Link para Inscrição

Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – SP). Metro Clinicas

Confira o cartaz!

Transmissão ao vivo pelo IPTV USP e pelo canal no YouTube.

A FSP/USP não disponibiliza estacionamento aos participantes.