Fiocruz Brasília oferece disciplina para alunos USP

A saúde nas regiões de fronteira é a temática proposta, neste semestre, para a disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional. Oferecida pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) dentro do programa de mestrado da Escola Fiocruz de Governo, em Brasília. É a partir da compreensão das desigualdades em saúde observadas entre as diversas sociedades e nações, do conceito de desenvolvimento ou progresso e das motivações para a cooperação internacional, que o Núcleo de Estudos da Fiocruz Brasília discutirá os principais desafios para a cooperação em saúde nas regiões de fronteira.

Privilegiando a relevância social da saúde no contexto das relações internacionais e os aspectos éticos que envolvem os processos de cooperação entre países, o Nethis/Fiocruz Brasília oferece dois créditos organizados em sete aulas que terão como base a programação semestral do X Ciclo de Debates sobre Bioética e Diplomacia em Saúde.

Programa da disciplina

A aula inaugural para alunos da USP ocorrerá em 15 de agosto, a partir das 14h. No encontro, será apresentado o programa da disciplina e feita uma avaliação das expectativas dos alunos.

As quatro sessões deste semestre do Ciclo de Debates, que ocorrerão nas tardes de 22 de agosto, 19 de setembro, 24 de outubro e 21 de novembro, integram as atividades didáticas propostas pela disciplina. Os debates serão transmitidos ao vivo por meio da internet. Haverá a possibilidade de interação com os palestrantes. Os alunos deverão acompanhar as transmissões em sala de aula, no campus da Universidade.

Em 3 de outubro e 12 de dezembro, a partir das 14h, reunidos em grupos, os alunos deverão apresentar seminário que aborde um dos temas discutidos durante as sessões do Ciclo de Debates.

Os interessados deverão preencher, entre os dias 17 e 19 de julho, formulário disponível aqui.

A divulgação do resultado da seleção ocorrerá, em 24 de julho, no site do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (PPGPPS) da Escola. Confira aqui.